Redes Sociais

segunda-feira, 3 de março de 2025

Imprensa Jovem no Ar: Programa inicia temporada com Carnaval e Oscar

O Imprensa Jovem no Ar é um marco na televisão brasileira, sendo o primeiro quadro produzido por estudantes da rede pública em parceria com uma TV pública. Desde 2024, as equipes do Imprensa Jovem têm criado programas que abordam temas de interesse social sob a perspectiva dos jovens.

Neste domingo, 2 de março, estreou a segunda temporada do programa, trazendo dois episódios especiais: "Território do Carnaval" e uma cobertura exclusiva sobre um filme indicado ao Oscar.

Progrma Boas Práticas com o quadro Imprensa Jovem no Ar

Território do Carnaval: A História Viva da Bela Vista

O primeiro episódio da nova temporada do programa Imprensa Jovem no Ar, "Território do Carnaval", produzido pelos estudantes da EMEF Celso Leite, mergulhou na rica história do bairro da Bela Vista, evidenciando suas raízes quilombolas e a forte influência do povo preto em sua construção cultural.

Mais do que uma celebração cultural do território, a produção destacou a presença marcante da Escola de Samba Vai-Vai, um verdadeiro símbolo de resistência cultural em São Paulo. Através das vozes e olhares das novas gerações, o programa se transforma em um valioso documento histórico e educativo, resgatando e valorizando a identidade do território.

A trilha sonora da reportagem contou com a icônica música de Geraldo Filme, que eternizou em versos a transformação do bairro:

"Quem nunca viu o samba amanhecer
Vai no Bexiga pra ver
Vai no Bexiga pra ver

O samba não levanta mais poeira
Asfalto hoje cobriu o nosso chão
Lembrança eu tenho da Saracura
Saudade tenho do nosso cordão

Bexiga hoje é só arranha-céu
E não se vê mais a luz da Lua
Mas o Vai-Vai está firme no pedaço
É tradição e o samba continua"

Musica: Tradição - Geraldo Filme (You Tube) 

Além disso, o programa também apresentou o documentário "Negros do Bixiga", uma produção do Coletivo Negros do Bixiga, que aprofunda a história do bairro da Bela Vista e suas conexões com a ancestralidade, a resistência e o protagonismo da população negra na cidade.

Essa produção evidencia como a memória e a cultura negra seguem vivas e pulsantes, reafirmando a importância de espaços educativos que ampliam vozes, fortalecem identidades e mantêm viva a história dos territórios.

Projeto Negros do Bixiga - Trecho do documentário

A iniciativa Território, que introduz o título da reportagem, tem potencial para crescer como um projeto recorrente de TV, trazendo narrativas dos jovens sobre suas comunidades e fortalecendo a conexão entre a escola, a cultura e a cidade. Esse formato inovador contribui para a formação crítica dos estudantes, promovendo um ensino que dialoga com a realidade e a memória coletiva. 

Estudantes no Oscar: Uma Experiência Cinematográfica

Na sequência, estudantes da EMEFM Rubem Alves participaram da cobertura do lançamento do filme "Ainda Estou Aqui", produção que concorre a três estatuetas no Oscar 2024. Além de entrevistarem os protagonistas do filme, os jovens também acompanharam o debate "Janela Aberta", mediado por professores, discutindo as reflexões que o longa desperta.

Essa experiência única demonstra como o Imprensa Jovem no Ar vai além da reportagem convencional, inserindo os estudantes em grandes eventos culturais e promovendo um diálogo educomunicativo sobre temas relevantes da sociedade.


Reportagem Imprensa Jovem da EMEFM Rubens Paiva sobre o Oscar


25 Episódios ao Longo do Ano

A segunda temporada do Imprensa Jovem no Ar prevê a exibição de 25 programas ao longo do ano, sempre aos domingos de manhã na TV Cultura, dentro do programa Boas Práticas Escolares. Todos os episódios também ficarão disponíveis no canal do YouTube Educomunicação SME.

Como são produzidos os programas?

Cada episódio é desenvolvido a partir de uma pauta relevante para a sociedade e para os estudantes. O processo de produção segue algumas etapas essenciais:

  1. Definição da pauta – As equipes do Imprensa Jovem identificam temas de interesse e organizam uma reunião para discutir ideias.
  2. Criação do roteiro – Um pré-roteiro é elaborado e apresentado aos estudantes para ajustes e aprimoramento.
  3. Gravação – Os estudantes assumem diferentes funções, como apresentação e reportagem, colocando em prática seus conhecimentos em educomunicação.
  4. Edição e finalização – O material gravado passa por edição na TV Cultura antes de ser exibido em rede nacional.

Em no mínimo uma semana, o programa está pronto para ir ao ar, consolidando-se como uma iniciativa inovadora na educação midiática e um espaço essencial para a voz dos jovens na mídia brasileira.

Por Carlos Lima: Educomunicador e professor

Imagem : Acervo Imprensa Jovem - Entrevista com Francisco Tadeu de Paula


Nenhum comentário:

Postar um comentário