Em tempos em que as telas fazem parte da rotina de crianças e jovens desde cedo, é urgente repensar o papel da escola diante da cultura digital. O desafio não está apenas em usar a tecnologia como ferramenta de ensino, mas em formar sujeitos críticos, criativos e protagonistas na produção de conteúdos e na leitura consciente do que consomem.
É nesse cenário que nasce a idéia de uma proposta potente: a criação de um Grupo de Temático sobre Educomunicação na Escola.
A ideia é ousada. Reunir educadores, pesquisadores, especialistas e apaixonados por educação para pensar, juntos, como a Educomunicação pode ocupar o lugar que merece no currículo da Educação Básica — da Educação Infantil ao Ensino Médio. E mais do que isso: como ela pode ser uma aliada estratégica para temas centrais como a Educação Integral, a formação cidadã, o combate à desinformação e o uso ético das mídias e tecnologias.
Por que precisamos falar de Educomunicação agora?
Porque vivemos um tempo em que a comunicação acontece em tempo real, e os estudantes já são produtores de conteúdo — muitas vezes sem apoio, sem orientação e sem consciência crítica. E se a escola se tornasse um espaço onde esses saberes fossem valorizados, organizados e transformados em aprendizagens potentes?
A Educomunicação propõe exatamente isso: criar pontes entre o universo da mídia e o da educação, promovendo o diálogo, a escuta ativa, a criatividade, a expressão e a análise crítica dos meios de comunicação.
Essa proposta pode assumir diferentes formas: rádios escolares, podcasts, fanzines, vídeos, projetos de jornalismo jovem, redes sociais educativas, oficinas de audiovisual, produção de memes, análise de notícias... Tudo feito com os estudantes, não apenas para eles.
Um grupo para sonhar e construir juntos
O Grupo de Trabalho em Educomunicação Escola nasce com uma missão clara: formular uma proposta concreta, viável e adaptável às realidades das redes públicas de ensino, que possa inspirar programas de governo e políticas públicas educacionais nos próximos anos.
Estamos em um momento estratégico: 2026 será ano de eleições. E é hora de colocar a Educomunicação na pauta. Leitura crítica da mídia, produção de conteúdo, ética digital, direito à comunicação — todos esses temas precisam ser pensados como parte da formação integral de nossos estudantes.
O que queremos construir?
-
Uma proposta pedagógica que valorize a produção de mídia como prática educativa;
-
Diretrizes para incluir a Educomunicação na Educação Integral e nos itinerários formativos do Ensino Médio;
-
Estratégias de formação para professores que queiram explorar o potencial das mídias com intencionalidade pedagógica;
-
Projetos que integrem tecnologia, expressão e participação;
Um movimento coletivo por uma Educação Digital e Midiática cidadã e transformadora;
Construir consensos para que o profissional da Educomunicação possa atuar na Educação Básica.
A Educomunicação pode — e deve — ser uma política pública e de estato. E começa com quem acredita nela hoje.
Por Carlos Lima: Educomunicador e professor
Imagem : Celebração de 10 anos do Imprensa Jovem na Câmara Municipal de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário