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terça-feira, 9 de setembro de 2025

Educomunicação e SP Integral: Novos Caminhos para a Educação em Tempo Integral


A Instrução Normativa que regulamenta o Programa SP Integral abre espaço para que as escolas da Rede Municipal de São Paulo ampliem o protagonismo dos estudantes e diversifiquem suas práticas pedagógicas. Nesse contexto, os projetos de Educomunicação ganham ainda mais relevância, oferecendo meios criativos e inovadores para integrar currículo, territórios educativos e participação ativa da comunidade escolar.

Ao propor a reorganização da jornada escolar, o SP Integral estimula que cada unidade elabore um Plano de Ação Integrada, no qual os projetos e programas existentes podem dialogar entre si. É justamente aqui que a Educomunicação se insere como campo estratégico: rádio escolar, agências de notícias estudantis, produções audiovisuais, podcasts e jornal mural podem se articular com componentes curriculares e com os Itinerários Formativos, potencializando aprendizagens.

Entre os principais pontos em que a normativa oferece subsídios aos projetos de Educomunicação, destacam-se:

  • Integração Curricular – Os produtos midiáticos desenvolvidos pelos estudantes podem ser utilizados como instrumentos de avaliação, síntese de conteúdos e expressão criativa em diferentes áreas do conhecimento.

  • Protagonismo Estudantil – O SP Integral valoriza o papel ativo dos jovens, em sintonia com a proposta do Imprensa Jovem, no qual estudantes assumem funções de repórteres, editores, apresentadores e produtores.

  • Gestão Democrática e Territórios Educativos – A Educomunicação promove o diálogo com a comunidade e possibilita que o espaço escolar se conecte a temas locais, culturais e sociais, fortalecendo vínculos.

  • Formação para o Futuro – Projetos midiáticos desenvolvem competências alinhadas ao século XXI: comunicação, colaboração, pensamento crítico, criatividade e responsabilidade digital.

Assim, a implementação do SP Integral não apenas amplia o tempo de permanência dos estudantes na escola, mas também fortalece iniciativas que já fazem parte da Rede, como o Imprensa Jovem, reconhecido nacional e internacionalmente por seu impacto na formação crítica e cidadã.

A Educomunicação, integrada ao SP Integral, é caminho para que a escola se torne um espaço de voz, expressão e transformação social.

Acesse a IN SP Integral (clique aqui)

Por Carlos Lima - Educomunicador e professor
Imagem : Projeto Jornal Fake News TCA EMEF Josué de Castro

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