Redes Sociais

sábado, 27 de setembro de 2025

O que o Stopmotion pode ajudar na alfabetização?


A alfabetização é uma fase desafiadora na vida das crianças. Ao saírem da Educação Infantil, elas trazem na bagagem experiências marcadas pelo brincar, pela experimentação e pela descoberta. Ao chegarem ao Ensino Fundamental, encontram um cenário diferente: surgem as cobranças para “entrar no mundo das letras” e, em alguns casos, o processo passa a ser apresentado de maneira mecânica, distante da ludicidade que tanto estimula a aprendizagem.

É comum que o estranhamento aconteça. Afinal, aprender a ler e escrever envolve o corpo: o olhar que precisa reconhecer rabiscos das letras, que transforma traços em palavras, a voz do professor  que ao ler para criança tentar dar significado ao registrado na lousa.  E a cópia mecanizada e repetidora do que é chamado de letras, palavras e frases. Quando essa experiência não é prazerosa, a alfabetização pode se tornar um desafio ainda maior.

Mas, e se incluíssemos nesse processo uma linguagem divertida e envolvente, como o stopmotion?

Stopmotion e alfabetização: uma combinação possível

Muitas pessoas podem pensar: “ensinar cinema para crianças tão pequenas não é exagero?”. A resposta é: não se trata de ensinar cinema, mas sim de oferecer uma ferramenta criativa para apoiar a aprendizagem.

No stopmotion, cada movimento é registrado em fotografias (frames) que, juntas, ganham vida em forma de vídeo. Se a aplica a linguagem do plano, cena e sequencia. Se fosse na escrita as palavras seriam os planos, a cena a frase e o paragrafo a sequencia. Um conjunto de sequencia temos uma hitória.  Ao produzir suas próprias histórias, as crianças desenham, escrevem, recortam, fotografam e narram — ou seja, vivenciam a leitura e a escrita de forma audiovisual, colaborativa e divertida em rico processo educomunicativo.

Com isso, a alfabetização deixa de ser apenas um exercício de papel e lápis e passa a integrar elementos de tecnologia, expressão oral e criatividade. Além de aprender letras e palavras, a criança experimenta também uma iniciação no  letramento digital, desenvolvendo habilidades comunicativas e midiáticas desde cedo.

O resultado? Uma experiência inesquecível que transforma o aprender em algo significativo e prazeroso.

Atividade sugerida: mensagem em stopmotion

Uma forma simples e prática de integrar o stopmotion à alfabetização é propor a criação de mensagens coletivas. Veja como organizar:

  1. Tema da mensagem: por exemplo, “Dia das Mães”.

  2. Materiais: papel, lápis de cor, canetinhas, massinha ou pequenos brinquedos.

  3. Registro: use a câmera de um  camera do notebook, máquina fotografica ou celular.

    • Caso use celular, baixe o aplicativo Stopmotion Studio (gratuito e fácil de usar).

  4. Produção: cada estudante cria uma parte da mensagem, desenhando palavras ou frases curtas.

  5. Coletividade: os colegas se apoiam e juntam as partes, formando um único vídeo com as contribuições de todos.

Assim, as crianças não apenas escrevem, mas também contam histórias, se escutam e se ajudam, fortalecendo a alfabetização com sentido e colaboração.Outras ideias de atividades com Stopmotion na alfabetização

1. Poemas animados

  • Escolha poemas curtos, quadrinhas ou parlendas.

  • Cada criança ilustra uma palavra ou verso.

  • As imagens são fotografadas em sequência e depois narradas pelo grupo.
    👉 Estimula ritmo, oralidade e memorização.

2. Música ilustrada

  • Escolha uma música infantil conhecida.

  • As crianças desenham trechos da letra.

  • Cada ilustração é fotografada e depois a turma canta junto enquanto o vídeo passa.
    👉 Une musicalidade, leitura e expressão artística.

3. Alfabetário animado

  • Cada letra do alfabeto é representada por uma palavra (A de abelha, B de bola...).

  • Os alunos desenham ou montam com massinha cada letra e o objeto correspondente.

  • O stopmotion mostra letra + palavra + desenho.
    👉 Uma forma criativa de construir um dicionário visual e sonoro da turma.

4. Histórias coletivas

  • A turma cria uma narrativa simples (ex.: “Um gato saiu para passear e encontrou uma bola”).

  • Cada grupo ilustra ou monta uma cena com brinquedos, massinha ou recortes.

  • O stopmotion une todas as cenas em uma só história.
    👉 Favorece colaboração, sequência lógica e produção textual.

5. Palavras mágicas

  • As crianças escrevem palavras curtas (ex.: paz, amor, mãe, bola, sol).

  • Usam massinha ou letras móveis para formar a palavra.

  • O stopmotion mostra a palavra se formando aos poucos, letra por letra.
    👉 Reforça a consciência fonêmica e a construção da palavra.

Conclusão

A alfabetização é um ato importante que precisa ser vivido com significado pela criança. Seja escrevendo com lápis e papel, seja criando com recursos digitais, o essencial é que os dois caminhos caminhem juntos.

O stopmotion é uma ferramenta acessível, divertida e capaz de transformar esse processo em uma aventura criativa, tecnológica e cheia de descobertas.

👉 Mãos à obra! Vamos transformar a alfabetização em uma jornada de criatividade e encantamento.


Sugestão de videoaula

Aula produzida por Pedro Iuá

Por Carlos Lima - Educomunicador e professor

Foto: Reprodução Superinteressante


Nenhum comentário:

Postar um comentário