sábado, 11 de janeiro de 2025

LGPD e projetos de Educomunicação em cenário de mudanças nas Redes Sociais


Os projetos de Educomunicação, como o Imprensa Jovem, ocupam as redes sociais desde 2008,  quando criamos a primeira conta no Twitter. Desde então, essas plataformas têm sido ferramentas fundamentais na difusão das experiências educomunicativas, permitindo que produções midiáticas criadas pelas agências de notícias estudantis cheguem a um público mais amplo. Com o passar do tempo, o Imprensa Jovem consolidou sua presença nas escolas, e muitas agências de notícias estudantis lideram hoje a comunicação escolar junto à comunidade, evidenciando o impacto e a influência dos canais de comunicação gerenciados pelos próprios estudantes.

A missão de aproximar a escola da comunidade tem no Imprensa Jovem um modelo que transforma os estudantes em protagonistas da comunicação. Redes sociais como Facebook, Instagram e outras têm sido essenciais para a difusão das informações produzidas pelas escolas, promovendo uma interação direta e dinâmica. No entanto, é importante reconhecer que, antes das redes sociais, o blog foi o principal canal de comunicação dos projetos educomunicativos, e seu potencial ainda é significativo. Blogs continuam sendo espaços valiosos para narrativas aprofundadas e arquivamento das produções, complementando as redes sociais.

Nesse cenário, os projetos de Educomunicação enfrentam novos desafios com as mudanças nas políticas das plataformas digitais, que agora oferecem maior flexibilização em suas funcionalidades. Esses ajustes exigem uma atenção redobrada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), especialmente na coleta, uso e divulgação de dados pessoais dos estudantes e da comunidade escolar. Garantir práticas éticas e seguras, como o consentimento informado e o anonimato em publicações, fortalece a confiança nos canais de comunicação gerenciados pelas escolas.


Programa PodConvers sobre LGPD com a pesquisadora Karla Souza

O Imprensa Jovem e outras projetos de Educomunicação mostram o poder do uso das redes sociais e dos blogs  transformam a relação entre escola e comunidade. Incorporar os princípios da LGPD no planejamento desses projetos não apenas assegura conformidade legal, mas também promove o uso responsável e criativo das mídias. Dessa forma, os canais de comunicação liderados pelos estudantes continuam a exercer seu papel essencial, fortalecendo a cidadania digital e a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e conectado.

Por Carlos Lima: Educomunicador e professor

Imagem : Pixabay

Para conhecer mais: Escrevendo para o Blog do zero: Dicas Essenciais

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