sábado, 14 de junho de 2025

Ponto de Encontro: Textos da Esfera Jornalística na Escola


No Aulão de Educomunicação de formação do Programa Imprensa Jovem, tivemos a honra de receber a professora Cláudia Lima, coordenadora pedagógica da revista Qualé?, para uma conversa inspiradora sobre práticas de leitura, escrita e produção midiática nas escolas.

Com mais de 25 anos de experiência no ensino fundamental, Cláudia compartilhou sua vivência no trabalho com gêneros jornalísticos e a importância de estimular a leitura crítica do mundo – conceito central de Paulo Freire. Segundo ela, formar leitores e produtores de informação é fundamental para o desenvolvimento de crianças e jovens conscientes, protagonistas e capazes de transformar a realidade por meio da comunicação.

Durante o encontro, foram apresentados diversos gêneros jornalísticos que podem ser explorados em sala de aula e nos grupos do Imprensa Jovem: notícia, reportagem, curiosidades, entrevista, tirinha e carta do leitor. Cada um com sua estrutura, função e possibilidade criativa de expressão.

Cláudia reforçou que a prática jornalística na escola vai muito além da técnica: ela envolve escuta, pesquisa, responsabilidade com a informação e, principalmente, empatia. Produzir uma entrevista, por exemplo, não é apenas elaborar perguntas, mas saber ouvir com atenção, investigar, respeitar o tempo do outro e compreender o contexto.

Ela destacou ainda o papel transformador do jornalismo estudantil, que permite aos estudantes se verem como sujeitos de direitos e vozes ativas na comunidade escolar e no território. Um trabalho potente que começa com um simples exercício de olhar o que está ao redor: uma palestra na escola, um projeto ambiental, a história de um funcionário querido que se aposenta.

Ao final do encontro, ficou um convite: explorar com os estudantes a linguagem escrita e visual para fortalecer a expressão, o pensamento crítico e a participação cidadã. A educomunicação, nesse sentido, é caminho para a liberdade criativa e a formação de sujeitos conscientes, informados e empoderados.

Como Cláudia bem disse:

“A informação quebra preconceitos, desperta direitos e transforma realidades. Quando a escola aposta nisso, renova a esperança.”

Assista na integra o Aulão de Educomunicação ! 


Quem é Claudia Lima Gabionetta...

Pedagoga com 25 anos de experiência em sala de aula na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Atua em contextos inclusivos com estudantes com deficiência. Desenvolve pesquisas sobre leitura na primeira infância, com destaque para o papel da família e da escola na formação leitora de bebês e crianças pequenas.Claudia 

Por Carlos Lima - Educomunicador e professor

Imagem: Pixabay

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