sábado, 19 de abril de 2025

Comunicação Estratégica nas Escolas: quando o Instagram vira sala de aula


Você já parou para pensar por que sua escola posta nas redes sociais? Parece uma pergunta simples, mas ela abre portas para uma conversa essencial: a comunicação da escola está alcançando quem precisa? Está dizendo o que queremos dizer?

Durante o aulão “Ponto de Encontro - Imprensa Jovem”, promovido pelo Núcleo de Educomunicação da SME, o professor e publicitário Clayton Scarcella conduziu um encontro inspirador com estudantes, professores e educadores para repensar o uso das redes sociais na escola.

A primeira lição? Comunicação tem estratégia.
Clayton propôs três perguntas fundamentais que toda escola deve se fazer antes de publicar:

  1. Por que estou postando isso?

  2. Que tipo de conteúdo é esse?

  3. O que eu espero com essa postagem?

Responder a essas perguntas é o primeiro passo para transformar o Instagram escolar em uma ferramenta educativa e de diálogo com a comunidade.

Estética importa muito
Paleta de cores, tipografia, identidade visual, fotos que contam histórias e vídeos com legenda. Tudo isso faz parte da estética da escola nas redes. E tem impacto direto na forma como estudantes, famílias e comunidade se relacionam com o conteúdo.

E o perfil da escola, é comercial ou pessoal?
Parece detalhe, mas não é. Um perfil comercial permite acesso a dados valiosos de engajamento que ajudam a entender o que funciona (e o que precisa melhorar).

Instagram não é mural de recado.
Publicar apenas avisos como “não haverá aula” ou “reunião de pais” pode esvaziar o potencial da rede. A escola tem muito mais a mostrar! Que tal contar histórias, mostrar bastidores de projetos, dar voz aos estudantes e valorizar as conquistas?

Quer mais visibilidade? Menos hashtags.
Sim, é isso mesmo. Os algoritmos das redes sociais favorecem postagens com até 5 hastags bem escolhidas, ao invés de listas enormes. Menos é mais.

Ferramentas gratuitas para brilhar:

  • Canva: ideal para criar peças visuais com identidade.

  • CapCut: edição de vídeos com recursos acessíveis.

  • Photopea: edição de imagens direto do navegador, estilo Photoshop.

  • Meta Business: para agendar postagens e manter o perfil ativo.

  • Linktree: para organizar todos os links da escola em um só lugar.

A inclusão é um compromisso. Legendas em vídeos, audiodescrição e linguagem clara fazem com que mais pessoas possam acessar e compreender o que a escola comunica.

Como disse o professor Clayton, “as redes sociais da escola precisam dar prazer em ser vistas.” Que elas sejam janelas abertas para mostrar o que se vive de mais bonito na educação pública.

Assista o Aulão de Educomunicação - Mídias Sociais Digitais e Escolares - Prof. Clayton Scarcella


Convidada do Aulão

Clayton Scarcella (professor, publicitário, especialista em TICs na Educação, mestrando em Educação Inclusiva e integrante do Núcleo Educom/SME).

Por Carlos Lima - Educomunicador e professor 

Imagem : Reprodução Pixabay 


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