segunda-feira, 21 de abril de 2025

Um mundo construído com sonhos, sucatas e super-heróis ambientais



Em duas grandes mesas, um grupo de crianças compartilhou suas impressões sobre o meio ambiente por meio de um questionário simples e um espaço criativo onde puderam desenhar personagens ao seu gosto. Criaturas incríveis surgiram: super-heróis capazes de resolver os problemas ambientais do mundo com coragem, empatia e imaginação.

À frente das mesas, um protótipo de cidade sustentável ganhava forma. Povoada por esses seres fantásticos, era um lugar onde não existiam brigas, apenas união. Um mundo de fantasia que, aos poucos, se transformava no reflexo dos sonhos daquelas crianças  da Escola Municipal Salgado Filho — que ajudaram a construir, com as próprias mãos, uma cidade feita de brincadeira, mas cheia de propósito.

1

No mundo maker, cabe qualquer sonho. A criatividade é a esperança. E foi essa a essência da proposta de aula desenvolvida pela professora Katia Archanjo no espaço Clic, da SME BH. acesse A atividade foi um verdadeiro chamariz para que as crianças colocassem suas ideias em movimento, refletindo sobre o planeta e as emergências climáticas com um olhar sensível e inovador.

Cada grupo pensou, construiu e deu vida aos seus personagens com materiais recicláveis. As esculturas — ou melhor, os heróis ambientais — foram batizados com nomes escolhidos a dedo, revelando o carinho e a identificação dos pequenos criadores com suas obras.

Ao final, representantes dos grupos compartilharam com entusiasmo as histórias por trás de cada personagem. Foram 130 minutos intensos de ciência, afeto e imaginação, que deixaram as crianças empolgadas e com vontade de seguir criando com os colegas.

Quando cheguei na sala, toda preparada para a atividade maker, fiquei impressionado com o colorido das paredes, a organização do espaço e a dedicação da professora e dos três jovens estagiários que acompanharam tudo de perto.

Foi uma atividade mão na massa, desconectada das telas, mas totalmente conectada com a vida. Criativa, afetiva, educomunicativa.

Por Carlos Lima – Educomunicador e professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educomunicação e Protagonismo Estudantil: Quando o Clima Entra em Pauta nas Escolas

Como estudantes da Rede Municipal de São Paulo estão usando a comunicação para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover o b...