segunda-feira, 21 de abril de 2025

Um mundo cada vez mais raro de líderes perde um representante do bem


Em tempos de escassez de líderes verdadeiramente comprometidos com o bem comum, o mundo se despede de uma figura que simbolizou a esperança: Papa Francisco, nascido como Jorge Mario Bergoglio, faleceu hoje, 21 de abril de 2025, aos 88 anos. Um homem de fé profunda em Cristo e nas pessoas, especialmente naquelas que sofrem sob o peso das injustiças, das guerras e da desigualdade.

Francisco foi uma voz firme contra o ódio, a destruição do planeta, a exclusão dos pobres e o preconceito racial. Enfrentou com coragem os interesses políticos, econômicos e até religiosos que se opunham a uma visão mais humanizada e solidária do mundo. Sua missão reformista, que buscava resgatar o espírito original do Evangelho, muitas vezes colidiu com estruturas de poder conservadoras – dentro e fora da Igreja.

Imagem: Reprodução Facebook

O Papa nos alertou constantemente sobre os riscos de um mundo insustentável, guiado por interesses que não dialogam com o Bem Viver e com a diversidade cultural e social dos povos. Em suas palavras e gestos, deixou um recado claro: a Terra é nossa Mãe, e precisa ser cuidada para que continue a nos abrigar, como tem feito por milhares, talvez milhões de anos.

Francisco era pop porque era do povo. Escolheu viver a serviço dos pobres e excluídos. Suas últimas palavras, divulgadas por seus colaboradores, foram um apelo urgente: “Parem a guerra em Gaza”, logo após o assassinato de 12 civis que tentavam socorrer feridos em meio aos conflitos.


Papa Francisdo em um gesto de humildade beija os pés do líderes do Sudão, país que a guerra cívil


Chamado por alguns de “comunista” por sua defesa intransigente da justiça social, Papa Francisco foi, acima de tudo, um homem em missão. Um líder que não se deixou aprisionar por ideologias, mas se guiou pelo evangelho da paz, da solidariedade e do amor ao próximo.

Hoje o mundo está em luto. Mas também permanece uma esperança: a de que sua mensagem inspire uma nova geração de líderes, comprometidos com o Bem Viver dos povos e com o futuro do planeta.

Por Carlos Lima - Educomunicador e professor

Imagem : Reprodução Vatican Media/IPA/Sipa USA via Reuters

Encíclica da Amazonia: Acesse



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educomunicação e Protagonismo Estudantil: Quando o Clima Entra em Pauta nas Escolas

Como estudantes da Rede Municipal de São Paulo estão usando a comunicação para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover o b...