quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

A Educomunicação luta pelo seu espaço na escola

 


Embora a Educomunicação esteja presente em escolas públicas paulistanas há mais de duas décadas, especialmente com iniciativas como o Educom.Rádio acesse, ela ainda enfrenta resistencia. Desde 1997, desenvolvo projetos como rádio escolar. Lembro que minha primeira experiência foi em aulas de Língua Portuguesa na EE Ataulpho Alves, onde utilizava o rádio para ensinar literatura. Mais tarde, em 1999, na EE Shinquichi Agari acesse, a rádio escolar tornou-se uma estratégia para enfrentar três grandes desafios no Ensino Médio noturno: a ausência de estudantes às sextas-feiras, o alto número de alunas grávidas e a depredação da escola.

Com a chegada do Educom.Rádio às escolas municipais, seu objetivo ampliou-se: apoiar escolas em regiões vulneráveis no combate à violência. Essas intervenções educomunicativas mostraram-se potentes, promovendo aprendizagens significativas, construindo uma cultura de paz e fortalecendo o vínculo entre estudantes e a escola.

Documentário institucional Educom.Rádio

A Comunicação e os desafios atuais

Vivemos em uma era marcada pela desinformação. As fake news e a manipulação da informação são desafios que exigem uma formação cidadã crítica. É nesse contexto que a Educomunicação se torna essencial, promovendo uma educação midiática que estimula a análise crítica e o uso responsável das tecnologias digitais.

Em 2005, nasceu o Imprensa Jovem, uma agência de notícias estudantil. Nela, estudantes, mediados por professores, produzem conteúdos, dialogam com conhecimentos curriculares de forma interdisciplinar e desenvolvem uma postura crítica e responsável sobre o que consomem e produzem. Essa prática foi respaldada em uma pesquisa de 2016, durante a construção do currículo da cidade de São Paulo, na qual 40,2% dos 43.655 estudantes participantes destacaram a importância de projetos de comunicação em sua formação. Acesse

Avanços institucionais e reconhecimentos

Ao longo dos anos, a Educomunicação consolidou-se como política pública de educação, com marcos como:

  • Lei Educom (13.941/2004) acesse
  • Programa Nas Ondas do Rádio (5791/2009) acesse
  • Programa Imprensa Jovem (7991/2016) acesse

Além disso, iniciativas como os Programas Ampliar acesse Mais Educação São Paulo e São Paulo Integral com destaque ao Território Comunicação, Oralidade e Novas Linguagens, acesse inclui práticas educomunicativas como propostas a serem desenvolvidas nas escolas. A instrução normativa dos POEDs (Professores Orientadores de Educação Digital) acesse, gambém incentivam projetos educomunicativos, integrado ao uso de tecnologias digitais. 

Os resultados dos projetos de Educomunicação, em especial do programa Imprensa Jovem têm sido reconhecidos nacional e internacionalmente com prêmios desde 2008 (Veja outros reconhecimentos no final). Durante a pandemia, por exemplo, o prêmio da Aliança Global pela Mídia e Informação (2020) acesse destacou o protagonismo dos estudantes no desenvolvimento de ações educomunicativas focadas no ODS 3 - Saúde e Bem-Estar a partir da formação Estudante Mediador dos ODS. Acesse

A Educomunicação propõe um ambiente acolhedor e inclusivo, que valoriza o protagonismo estudantil e respeita os saberes e o tempo de cada aluno.

Superando barreiras

Para que a Educomunicação seja plenamente integrada ao ambiente escolar, alguns pontos são essenciais:

  1. Alinhamento ao Projeto Político Pedagógico (PPP): Os arranjos pedagógicos devem estar claros e explícitos no planejamento escolar. Mas vale informar que os projetos e iniciativas educomunicativa são customizáveis ao publico que participa;
  2. Formação Continuada: É indispensável para difundir a cultura educomunicativa e superar resistências. Esta deverá ser acompanha por investimentos em recursos, intercâmbio entre projetos entre professores da rede; 
  3. Integração as praticas educomunicativas de forma interdisciplinar: é importante trazer a Educomunicação para as jornadas formativas de professores na escola. Isto traz novas referências sobre o potencial do projetos e ações educativas o que diminui o preconceito pedagógico. 
  4. Valorização Institucional: O projeto deve ser encarado como parte integrante da escola, e não apenas como iniciativa de professores ou grupos específicos. A continuidade do projeto é importante para o fortalecimento da educação com a educomunicação.

Projetos educomunicativos representam uma riqueza pedagógica inquestionável. Eles fomentam aprendizagens significativas, promovem a expressão crítica e colaborativa, e conectam estudantes e escolas com as realidades de suas comunidades.

Entretanto, como mencionado por uma colega em uma discussão, "projetos requerem flexibilidades que não existem formalmente na rede; ficamos à mercê da gestão ou da boa vontade de cada um." Superar esses desafios exige um esforço coletivo para reconhecer e valorizar o potencial transformador da Educomunicação na formação de cidadãos críticos e participativos.

Nas palavras do mestre Ismar Soares vemos um sentido para continuar lutando pelo direito a Educomunicação na escola pública. 

Se essa resistência existe é sinal de que a estrutura educacional sente o impacto da transformação que vem das bases da escola. E nessa dialética, a síntese será o fortalecimento da prática educomunicativa.

Esperançar é preciso !

 

Por Carlos Lima – Professor e Educomunicador

Imagem acervo Núcleo de Educomunicação: Crianças criando programas de rádio em evento no Grupo Estadão em 2007

Reconhecimentos: 

Prêmio Marizinha Fusari - 2008

Prêmio ARede - Midias Sociais - 2009

Tour da Tocha Olimpica - 2016

Prêmio Desafio de Aprendizagem Criativa - 2019

Prêmio Aliança Global pela Mídia e Informação - 2020

Prêmio Prêmia Sampa - Política Pública - (Finalista)  -  2022

Prêmio LED Educação  - Semifinalista - 2022


2 comentários:

  1. Excelente contribuição, Carlos.
    Trata-se de uma reflexão necessária sobre a prática no contexto de uma rede grande e complexa de escolas.
    Vamos replicar no site da ABPEducom. Obrigado!

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    1. Obrigado Ismar! Estamos no caminho mas precisamos alargar para que mais pessoas possam educomunicar

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