sábado, 24 de agosto de 2024

Agora a Educomunição tem um documento escolar


Na Educação, parece que se não houver um documento formal, a prática não é considerada educativa. Por quanto tempo existiram radioescola, cineclubes, jornais, audiovisual, TV, fotografia, HQs e, mais recentemente, a criação e uso de conteúdos de mídias sociais e digitais, sem serem levados a sério porque não eram considerados curriculares. No currículo tradicional, disciplinas como Matemática, Português, História, Geografia, Artes e Ciências têm seu lugar garantido. Tudo bem, talvez as linguagens da comunicação não precisem ser uma área curricular, mas desconsiderá-las nos processos educativos é um desprezo significativo pela Comunicação na Educação.

Paulo Freire, sempre lembrado por seus ensinamentos, dizia que "Educação é Comunicação". A Educomunicação é a essência dessa visão freireana. A Comunicação na Educação deixa as marcas dos estudantes durante o processo de apropriação e construção de conhecimentos.

Por isso, decidiu-se criar um documento para orientar o processo educomunicativo nas escolas, uma orientação pedagógica que apresente as linguagens com o poder de aparecer nas aulas, não apenas como técnica ou conteúdo, mas comoum novo paradigma metodológico que envolve a Comunicação, suas linguagens e tecnologias.

Assista o podcast sobre o documento de Orientações Pedagógicas de Educomunicação

Educomunicação não se explica como uma fórmula matemática, nem como uma regra gramatical, um episódio histórico, a explicação de um fenômeno cultural ou uma abstração artística. Mas pode estar junto de tudo isso, promovendo partilhas, intercâmbio, conexões, comunicações, formas de expressar, de falar e de ouvir.

Muitas vezes, erroneamente, colocam a Educomunicação na caixa de ferramentas das tecnologias. Embora não seja tecnologia, a área de Tecnologia para Aprendizagem é um dos poucos lugares na educação onde a Educomunicação é acolhida e considerada uma parceira. 

A alegria de ver a Educomunicação finalmente conquistar um lugar na prateleira do Coordenador Pedagógico é como uma vitória na Champions League para um time modesto mas muito talentoso e encantador.

A orientação pedagógica  de Educomunicação é uma conquista dentro da escola pública e agora podemos dizer que temos um lugar de respeito na Educação.

2 comentários:

  1. Excelente iniciativa, Prof. Carlos Lima. Junto com os cursos de formação para os professores, este novo documento representará um subsídio fundamental para garantir a permanência e o aperfeiçoamento da prática efucomunicativa. PARABÉNS!!

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  2. Opa espalhando por aqui essa potência

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