Na Educação, parece que se não houver um documento formal, a prática não é considerada educativa. Por quanto tempo existiram radioescola, cineclubes, jornais, audiovisual, TV, fotografia, HQs e, mais recentemente, a criação e uso de conteúdos de mídias sociais e digitais, sem serem levados a sério porque não eram considerados curriculares. No currículo tradicional, disciplinas como Matemática, Português, História, Geografia, Artes e Ciências têm seu lugar garantido. Tudo bem, talvez as linguagens da comunicação não precisem ser uma área curricular, mas desconsiderá-las nos processos educativos é um desprezo significativo pela Comunicação na Educação.
Paulo Freire, sempre lembrado por seus ensinamentos, dizia que "Educação é Comunicação". A Educomunicação é a essência dessa visão freireana. A Comunicação na Educação deixa as marcas dos estudantes durante o processo de apropriação e construção de conhecimentos.
Por isso, decidiu-se criar um documento para orientar o processo educomunicativo nas escolas, uma orientação pedagógica que apresente as linguagens com o poder de aparecer nas aulas, não apenas como técnica ou conteúdo, mas comoum novo paradigma metodológico que envolve a Comunicação, suas linguagens e tecnologias.
Educomunicação não se explica como uma fórmula matemática, nem como uma regra gramatical, um episódio histórico, a explicação de um fenômeno cultural ou uma abstração artística. Mas pode estar junto de tudo isso, promovendo partilhas, intercâmbio, conexões, comunicações, formas de expressar, de falar e de ouvir.
Muitas vezes, erroneamente, colocam a Educomunicação na caixa de ferramentas das tecnologias. Embora não seja tecnologia, a área de Tecnologia para Aprendizagem é um dos poucos lugares na educação onde a Educomunicação é acolhida e considerada uma parceira.
A alegria de ver a Educomunicação finalmente conquistar um lugar na prateleira do Coordenador Pedagógico é como uma vitória na Champions League para um time modesto mas muito talentoso e encantador.
A orientação pedagógica de Educomunicação é uma conquista dentro da escola pública e agora podemos dizer que temos um lugar de respeito na Educação.
Excelente iniciativa, Prof. Carlos Lima. Junto com os cursos de formação para os professores, este novo documento representará um subsídio fundamental para garantir a permanência e o aperfeiçoamento da prática efucomunicativa. PARABÉNS!!
ResponderExcluirOpa espalhando por aqui essa potência
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