quinta-feira, 6 de março de 2025

Como Apresentar seu Projeto de Educomunicação no Conselho de Escola

 



O Conselho de Escola é uma instancia de participação formado por  representantes da gestão escolar, professores, pais e estudantes. Ele tem a função de deliberar sobre questões pedagógicas e validar projetos que ampliam a jornada escolar.

Para que seu projeto de Educomunicação seja aprovado, é fundamental apresentar de forma clara e objetiva sua finalidade, impacto na aprendizagem e viabilidade. Esse processo, que pode durar cerca de 30 minutos, exige um planejamento cuidadoso. Dois aspectos são essenciais:

  • Apresentação dos conteúdos do projeto (o que é, como funciona e por que é importante)
  • Comunicação do projeto (clareza, concisão e engajamento do público)

A seguir, um passo a passo para tornar sua apresentação mais eficiente.

Passo 1: Roteirizar sua Apresentação

O Conselho de Escola é composto por um público diverso. Portanto, sua explicação deve ser compreensível para todos. Antes de estruturar os slides, responda:

  1. O que os pais, professores e estudantes gostariam de saber sobre o projeto?
  2. Por que o projeto é importante para a educação dos participantes?
  3. Como ele será desenvolvido? (atividades práticas, saídas pedagógicas, parcerias externas, se houver)
  4. Quem participará do projeto? (estudantes, professores, comunidade escolar, especialistas convidados, etc.)

Com essas respostas organizadas, monte um roteiro objetivo no PowerPoint.

Passo 2: Estruturando os Slides

Uma boa apresentação segue uma lógica de do geral para o específico, semelhante a um pitch.

Sugestão de estrutura com até 5 slides:

  1. Slide 1 – Abertura

    • Nome do projeto
    • Imagem impactante ou pergunta mobilizadora
    • Frase curta que resuma a essência do projeto
  2. Slide 2 – Por que desenvolver o projeto?

    • Contexto e necessidade do projeto na escola

    • Benefícios para os estudantes e a comunidade escolar
  3. Slide 3 – O que é o projeto?

    • Objetivo principal
    • Breve explicação sobre o conceito do projeto
  4. Slide 4 – Como funciona?

    • Principais atividades (mínimo 5, máximo 10 itens)
    • Frequência e formato das ações (oficinas, produções midiáticas, entrevistas, etc.)
  5. Slide 5 – Quem participa e como será a rotina?

    • Envolvidos (estudantes, professores, convidados, etc.)
    • Possibilidades de ampliação e continuidade

Dicas para os slides:

Layout limpo (fundo claro, fonte Arial preta)
Títulos em tamanho 24, textos em tamanho 16
Poucas imagens (máximo 1 por slide)
Disponibilize a apresentação via QR Code ou link

Passo 3: Apresentação e Interação

Após a exposição do projeto, utilize 1/3 do tempo para responder perguntas e acolher sugestões. Seja objetivo e demonstre flexibilidade para ajustes, caso necessário.

Se o projeto for validado, ele segue para aprovação do supervisor de ensino. Esse é um momento importante para consolidar sua proposta na escola!

Exemplo de Apresentação: Projeto Imprensa Mirim

Slide 1 – Abertura

📌 Título: Imprensa Mirim – Pequenos Jornalistas, Grandes Vozes
📷 Imagem: Crianças segurando microfones e câmeras de brinquedo
🗨️ Frase de impacto: "Toda criança tem uma história para contar!"

Slide 2 – Por que desenvolver o projeto?

  • As crianças da Educação Infantil e do ciclo de alfabetização são naturalmente curiosas e comunicativas.
  • O projeto fortalece a oralidade, a criatividade e a escuta ativa.
  • Incentiva o protagonismo infantil e a produção midiática desde cedo.

Slide 3 – O que é o projeto?

  • Um projeto educomunicativo que transforma os alunos em pequenos repórteres.
  • As crianças produzem podcasts, vídeos curtos e fotos sobre temas do cotidiano escolar.

Slide 4 – Como funciona?

📌 Principais atividades:

  1. Oficinas lúdicas sobre comunicação e jornalismo
  2. Entrevistas com professores e funcionários da escola
  3. Produção de podcasts sobre temas infantis
  4. Fotografia e registro de momentos escolares
  5. Exposição e compartilhamento dos materiais produzidos

Slide 5 – Quem participa e como será a rotina?

  • Estudantes: crianças da Educação Infantil e do primeiro ciclo do Ensino Fundamental
  • Professor(a): mediador(a), facilitador(a) e reponsável pelo projeto
  • Parcerias: possibilidade de participação de outros professores ou parceiros de organizações ou voluntários

Apresentar um projeto no Conselho de Escola exige planejamento e objetividade. Ao seguir esses passos, você terá mais chances de aprovação e engajamento da comunidade escolar.

Lembre-se: quanto mais clara e envolvente sua apresentação, maior será a adesão ao projeto!


Por Carlos Lima: Educomunicador e professor
Imagem:  Acervo Imprensa Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educomunicação e Protagonismo Estudantil: Quando o Clima Entra em Pauta nas Escolas

Como estudantes da Rede Municipal de São Paulo estão usando a comunicação para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover o b...