domingo, 23 de junho de 2024

A força das vozes dos estudantes nos eventos de Educação

Participei do Festival Led Educação um evento que premiou iniciativas em Educação desenvolvidas em várias partes do país. Trouxe diversas debates, palestras e organizações para o Museu do Amanhã um dos cartões postais do Rio de Janeiro.  Tive a oportunidade de participar como palestrante para falar sobre o Imprensa Jovem, programa educacional da cidade de São Paulo. 

O que me chamou mais  atenção foi ouvir as vozes dos jovens. Foi potente e encatadora quando ele  e elas de apresentaram no Espaço Ashoka que foi lotando a medida que os jovens de escolas públicas dos projetos Andar, Radio Escola (Rio), Agência de Notícias (Bahia) e Imprensa Jovem (São Paulo),  entoavam suas reflexões e questionamentos. Foi verdadeiramente uma partilha ao modo Bem Viver dos Maias 

Encantado com a experiência, fiquei me perguntando porque em congressos, seminários e rodas de conversas não podemos ter os jovens participando ativamente? Talvez deveriamos organizar festivais que abriguem a potência das suas vozes.  Há uma empatia genuína no que eles dizem e na forma como se expressam. Suas percepções são capazes de ampliar discussões e reflexões sobre qualquer tema.

Tereza Farias do MEC conversa com estudantes dos projetos de Agência de Notícias

Antes da nossa participação, crianças e adolescentes entrevistaram uma representante do MEC, com perguntas incríveis. Eles introduziam suas questões trazendo problemas do cotidiano, sugerindo soluções e fazendo questionamentos relevantes. Esses jovens eram parte de projetos de agências de notícias, como a Imprensa Jovem, vindos de diversas regiões do Brasil. 

Espaço Ashoka lotado enquanto meninas e meninas davam aula com  suas reflexões 

Se havia alguma dúvida sobre a competência dos estudantes em fazer demandas e participar de grandes discussões sobre educação, isso ficou claro. Eles demonstraram que as discussões mais importantes podem e devem passar pelo crivo das suas perspectivas. 

Estudante Pedro Borges do Imprensa Jovem e sua reflexão sobre Educação


Produzido por Carlos Lima - Professor e educomunicador 

Fotos: Arquivo pessoal  Carlos Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educomunicação na Educação Integral

A comunicação é um direito humano e está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento das relações sociais. Na escola, esse direito é parte ess...