quarta-feira, 23 de abril de 2025

HQs na Educação: Muito Além do Entretenimento

As histórias em quadrinhos (HQs) sempre fizeram parte do imaginário de crianças e jovens. No entanto, o uso dessas narrativas visuais vem ganhando um novo espaço dentro da sala de aula, ampliando o repertório cultural e crítico dos estudantes. A professora Juliana de Oliveira Silva, conhecida como Juh, trouxe em um dos nossos encontros do Aulão de Educomunicação uma verdadeira aula sobre como os quadrinhos podem ser ferramentas potentes para a mediação pedagógica, cultural e emocional.

Juh destacou que a HQ vai muito além do consumo e do entretenimento. Ela pode ser um recurso formativo, informativo e instrucional. Desde materiais sobre saúde pública, como os quadrinhos do CGI.br e Safernet sobre internet segura, até produções que tratam de identidade, racismo, gênero e negritude, como “Jeremias - Pele” ou “Cabelos para Coroar”, o quadrinho se mostra um meio acessível e afetivo de diálogo com os estudantes.

Outro ponto importante trazido pela professora é o papel do educador como mediador. Não basta entregar um quadrinho: é preciso ler junto, interpretar contextos, discutir temas sensíveis e possibilitar que os estudantes também criem suas próprias histórias. Quadrinhos como Aprendendo a Cair (sobre neurodivergência), Angola Janga, Kauira Dorme, e as webcomics do coletivo @pontosilustrados mostram como a diversidade de vozes pode ser representada nas narrativas gráficas.

Além disso, Juh apresentou práticas incríveis, como disponibilizar HQs no recreio, promover rodas de leitura com fanzines feitos em folha sulfite, utilizar plataformas digitais como o Canva para criar tirinhas, e até cruzar o uso dos quadrinhos com temas de robótica e RPG.

Seja em projetos do Mais Educação, como suporte para os TCAs, ou em eventos como a Perifacon e Educa HQ, as HQs têm se mostrado aliadas poderosas para promover o letramento crítico, a escuta sensível e o fortalecimento da identidade dos estudantes.

Assista o Aulão HQ na Escola na íntegra 

Faça o download do pdf da apresentação do Aulão clique aqui


Explore o acervo da sua sala de leitura, busque quadrinhos com temáticas sociais, leve seus alunos a eventos culturais ou comece um fanzine coletivo. As possibilidades são infinitas!

Convidada do Aulão

Juliana de Oliveira Silva, historiadora, Socióloga, Mestranda na USP e pesquisadora de cultura geek

Mais informações

Acesse o site do Núcleo de Educomunicação para criar projetos de HQs e Fanzine pelo Programa Mais Educação clique aqui


Por Carlos Lima - Educomunicador e professor

Imagem: Reprodução Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educomunicação e Protagonismo Estudantil: Quando o Clima Entra em Pauta nas Escolas

Como estudantes da Rede Municipal de São Paulo estão usando a comunicação para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover o b...