terça-feira, 27 de maio de 2025

Como os projetos de Educomunicação podem apoiar as aprendizagens em Língua Portuguesa




O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador criado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que mede a qualidade da educação nas escolas públicas brasileiras. Ele é calculado a partir de dois componentes principais:

1. Desempenho dos estudantes em avaliações padronizadas (como a Prova Brasil/Saeb), especialmente em Língua Portuguesa e Matemática.

2. Taxa de aprovação escolar, ou seja, o fluxo escolar (sem reprovações ou abandono).

Como os projetos de Educomunicação podem apoiar as aprendizagens em Língua Portuguesa

Os projetos de Educomunicação, como o Imprensa Jovem, podem contribuir diretamente para a melhoria dos índices de Língua Portuguesa ao promoverem atividades práticas de leitura, escrita, oralidade e interpretação de textos. Veja como:

1. Produção de conteúdos reais

Estudantes escrevem roteiros, reportagens, entrevistas, resenhas e artigos de opinião.

Essas práticas desenvolvem habilidades de escrita autoral, coesão e coerência textual, fundamentais na prova do Saeb.

2. Leitura crítica e interpretação

Analisar notícias, campanhas midiáticas e diferentes gêneros textuais estimula o pensamento crítico e a interpretação de textos, habilidades centrais em Língua Portuguesa.

3. Oralidade e argumentação

Gravação de podcasts, vídeos e entrevistas favorece a expressão oral, organização de ideias e argumentação, que são avaliadas nas práticas pedagógicas de Língua Portuguesa.

4. Engajamento e protagonismo

A motivação dos estudantes aumenta quando produzem algo significativo para a comunidade. Isso melhora o engajamento com os conteúdos curriculares, inclusive os de Língua Portuguesa.

 5. Trabalho interdisciplinar e colaborativo

A Educomunicação integra múltiplas áreas do conhecimento, promovendo aprendizagens significativas e contextualizadas, o que potencializa o desempenho dos estudantes.

Por Carlos Lima

Foto : Imprensa Jovem 


2 comentários:

Educomunicação e Protagonismo Estudantil: Quando o Clima Entra em Pauta nas Escolas

Como estudantes da Rede Municipal de São Paulo estão usando a comunicação para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover o b...