terça-feira, 10 de junho de 2025

Pitch Educomunicativo: Como apresentar ideias que conquistam



Na noite do dia 10 de junho, realizamos mais um inspirador aulão de Educomunicação, um espaço formativo criado ainda na pandemia e que se mantém vivo como estratégia potente de formação continuada. Desta vez, o foco foi o pitch educomunicativo: uma técnica valiosa para apresentar ideias e projetos com clareza, objetividade e impacto.

Sou Carlos Lima, do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e tive a alegria de conduzir esse encontro com educadores e estudantes comprometidos com a transformação por meio da comunicação.

O que é um pitch?

Um pitch é uma apresentação breve — de 1 a 2 minutos — pensada para convencer o público sobre uma ideia, causa ou projeto. Em geral, é muito usado no mundo dos negócios, mas na educação tem se mostrado um excelente recurso para desenvolver a autonomia, a argumentação e a criatividade dos estudantes.

Durante o encontro, mostrei que o pitch não precisa ser complexo. O segredo é estruturar a fala a partir de quatro pontos:

  1. Apresente o problema.

  2. Ofereça uma solução clara.

  3. Destaque os pontos fortes da proposta.

  4. Finalize com uma chamada para ação.

Esse modelo serve tanto para projetos como o Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA), quanto para projetos de intervenção social, Grêmios, ou até mesmo perguntas em coletivas de imprensa.

Pitch na prática: o caso do intervalo com conflitos

A professora Rebeca compartilhou um problema comum em muitas escolas: conflitos durante o intervalo entre estudantes do 5º ano. A partir disso, estruturamos juntos um pitch com a proposta de implementar atividades lúdicas mediadas por estagiários durante o recreio. Brincadeiras com corda, leitura e jogos como o pebolim se tornaram estratégias de convivência. O pitch foi apresentado em vídeo, respeitando técnicas de enquadramento e clareza na fala. Resultado: uma ideia simples, mas com grande poder de transformação!

Exemplo potente: Ana Júlia e a web série sobre mudanças climáticas

Também apresentamos o pitch da estudante Ana Júlia, da EMEF Mumurés. Ela trouxe uma proposta de web série sobre mudanças climáticas no Jardim Pantanal, região afetada por enchentes. Com base no ODS 13, sua apresentação foi clara, envolvente e inspiradora — mostrando que os estudantes podem sim desenvolver projetos sérios e bem estruturados, com potencial de engajamento comunitário.

Quando a pergunta é um pitch

Encerramos o aulão com um exemplo de pergunta-pitch feita pela estudante Sofia, da Imprensa Jovem. Em uma coletiva com o prefeito, ela usou a técnica para formular uma pergunta impactante sobre a inclusão de pessoas neurodivergentes no sistema educacional. O resultado? Uma resposta completa e atenta, que mostra como perguntas bem feitas também podem provocar grandes conversas.


Aulão na integra 



Esse encontro reforçou que a Educomunicação é mais do que uma metodologia — é um caminho para desenvolver a escuta, a fala e o protagonismo estudantil. E o pitch, com sua estrutura simples e poderosa, é uma ferramenta que ajuda a construir pontes entre ideias e ações concretas.

Por Carlos Lima - Educomunicador e professor

Foto : Pixabay 



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