segunda-feira, 17 de junho de 2024

A importância de ensinar e educar o uso do celular nas escolas


O que você, seu filho ou filha, e seus parentes mais velhos usam no cotidiano: computador ou celular? É bem possível que a resposta seja celular. No dia a dia, quase tudo se realiza pelo celular. Mesmo em tarefas que costumavam ser mais confortáveis no computador, como escrever um texto, o celular encontrou soluções, como o uso de leitores de voz para enviar mensagens no WhatsApp.

Poucas pessoas possuem um computador, seja desktop ou notebook, mas quase todas as casas têm pelo menos um celular. Adquirir um computador com performance básica pode custar o equivalente a um celular sofisticado, que oferece bons recursos para aplicativos, câmera, acesso à internet, além de ser fácil de transportar e usar em situações de lazer, trabalho e estudo.

Quando pensamos em estudo, o cenário pode e deve incluir o celular. Recentemente, conversei com uma professora de uma escola de educação de jovens e adultos sobre o que os estudantes realizam no laboratório cheio de computadores. Ela me disse: "Aqui, os estudantes fazem pesquisas e escrevem no Word". Então, perguntei se poderíamos oferecer uma aula sobre o uso de aplicativos de celular para criar programas de rádio com histórias de vida dos próprios alunos. A resposta foi surpreendente: "Como, professor? Não usamos celulares no laboratório, só computadores".

Isso me fez refletir sobre por que os adultos não poderiam usar as aulas de informática para aprender tecnologias mais coerentes com seu uso cotidiano. Afinal, todos têm celular, mas muitos não sabem utilizar diversos recursos que poderiam incluí-los socialmente e proporcionar autonomia na resolução de problemas do dia a dia.

Propus à professora espelhar meu celular para ensinar os estudantes a usar um aplicativo simples para criar programas de rádio. Primeiro, ensinaria a usar o WhatsApp para gravações e, depois, o aplicativo Podcaster para elaborar um programa mais sofisticado. Para isso, utilizaria um app chamado Screencast para explicar as funções necessárias para produzir seus programas no próprio celular. Em seguida, os estudantes poderiam socializar suas produções em grupos do WhatsApp.

A riqueza dessa atividade está na possibilidade de os estudantes alcançarem sucesso a partir de seu próprio conhecimento de mundo. Quando ensinamos tecnologia ou qualquer outro assunto, precisamos ter empatia, escutar e entender quem são as pessoas que estamos atendendo nas escolas. Tornar a aprendizagem complicada afasta as pessoas do aprendizado.

Essa experiência, apesar de descrita no contexto de educação de adultos, pode ser igualmente eficaz para crianças e adolescentes. Ensinar o uso do celular de forma educativa pode prepará-los melhor para o futuro, oferecendo ferramentas que utilizam diariamente de forma mais consciente e produtiva.

Em resumo, incluir o ensino do uso do celular nas escolas pode transformar a forma como vemos a educação tecnológica, tornando-a mais acessível e relevante para todos os alunos.

Por Carlos Lima - Professor e educomunicador


Imagem: Imagem de freepik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educomunicação na Educação Integral

A comunicação é um direito humano e está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento das relações sociais. Na escola, esse direito é parte ess...