Histórico de Tecnologia e Educação
A televisão, por exemplo, foi inicialmente controversa, mas acabou integrando o país com conteúdos informativos e culturais. A TV Educativa desempenhou um papel importante na formação cidadã ao longo de décadas, apesar das preocupações iniciais sobre seu potencial de substituir o papel dos docentes. Infelizmente, a desconfiança levou a uma integração ineficiente da TV nas escolas, muitas vezes utilizada apenas para ilustrar aulas ou entreter alunos na ausência de professores, sem um planejamento didático pedagógico adequado.
Integração Consciente e Criativa
Para transformar a utilização de tecnologias como a televisão e vídeos em aulas envolventes, é essencial uma integração curricular consciente. Atividades como cineclubes podem promover debates e reflexões entre os estudantes, utilizando recursos audiovisuais para contextualizar e enriquecer o aprendizado. O uso crítico das tecnologias, defendido pela Educomunicação, é fundamental para mediar processos, apoiar aprendizagens e promover o protagonismo dos estudantes.
Celular na Educação
O celular, um dispositivo controverso na escola, proporciona acesso a conteúdos globais e às redes sociais. Embora vistos com cautela, esses recursos não devem ser banidos, mas sim integrados de maneira mediada e profissional. Leis que restringem o uso de celulares não geram empatia e podem afastar os estudantes do processo educacional. Em vez disso, a convivência mediada e consciente com os celulares pode enriquecer a prática pedagógica e fomentar a criação de conhecimentos.
#### Conectando a Escola ao Mundo
Privar a escola do uso pedagógico de recursos tecnológicos é privá-la de dialogar com o mundo. Quanto maior a conexão da escola com seu público, melhor será o entendimento das demandas dos estudantes. A escola não deve ser uma ilha isolada da realidade digital em que vivemos.
Educação de Qualidade
A educação de qualidade vai além das provas oficiais, abrangendo diversos conhecimentos, inclusive aqueles trazidos pelos estudantes. Acordos podem ser estabelecidos entre professores e alunos para usos pedagógicos dos celulares, promovendo aulas mais participativas. Discutir temas como fake news e ciberbullying é essencial e deve ser feito sem medidas proibitivas que restrinjam elementos culturais. A abordagem ideal é o uso razoável e consciente, não a proibição.
A escola deve ser um espaço de liberdade e aprendizado, não de proibição. Integrar tecnologias como o celular de maneira responsável e criativa é fundamental para preparar os alunos para os desafios do século XXI, promovendo um ambiente educacional conectado, inclusivo e atualizado com as demandas da sociedade moderna.
Por Carlos Lima - Radialista, professor, educomunicador
Carlos , eu concordo integralmente com seu texto. Tenho um cargo em jornada reduzida no Estado e está insano. O Estado está aleijando intelectualmente os alunos da rede estadual por meio de plataformas que recebem 75 milhões de reais por 18 meses, Cada disciplina tem uma ou duas plataformas. As cifras chegam a mais de meio bilhão de reais ao erário e os Professores da Rede Estadual são obrigados a utilizar as plataformas sob assédio moral institucionalizado. Em uma sala de aula da rede estadual os alunos só estão na tela e alegam que estão na plataforma, só que como você bem escreve no texto , o uso não é responsável e por vezes os alunos usam seus próprios dados para responderem as plataformas obrigatórias que não raro são mais importantes que a aula do Professor. O uso execessivo de telas prejudica o desenvolvimento do córtex cerebral e isso já está comprovado cientificamente. Na nossa rede municipal não chegamos a tal ponto, mas o atual prefeito quer ser um imitados do seu "líder maior" que atende pelo nome de Tarcísio de Freitas. Precisamos levar isso em consideração.
ResponderExcluirUm abraço Carlos Lima e parabéns pelo belo trabalho em SME com Educomunicação.
Olá Adilson! Tudo bem? O celular é uma ferramenta que pode ou não gerar problemas nas aulas. A lei que agora chega no país nos oferece ao menos uma brecha. Trabalha de forma pedagógica o uso do recurso. O Imprensa Jovem realiza esta missão com eficiência. Precisamos compartilhar cada vez mais boas práticas que integre educativamentr as nocas tecnologias. Grande abraço
Excluir