quarta-feira, 5 de junho de 2024

O diálogo entre professor e estudante é essencial no processo educomunicativo

Carlos Lima, coordenador de educomunicação da Prefeitura de São Paulo, fala sobre o poder de transformação de projetos como o Imprensa Jovem

Em 2005, criou o Imprensa Jovem – projeto que estimula cerca de 200 estudantes do Ensino Infantil e Fundamental da capital paulista a conduzirem diversas atividades de produção jornalística, incluindo canais de comunicação entre a escola e a comunidade –, pelo qual ganhou vários prêmios. Em 2008, faturou o Mariazinha Fusari de Educomunicação; em 2019, levou o Aprendizagem Criativa do MIT; e, em 2020, o projeto foi um dos vencedores do Prêmio Aliança para Mídia e Informação, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Durante estes 25 anos, já teve contato com centenas de estudantes e destaca a importância de estabelecer um diálogo franco, aberto e simples com eles. “A escola precisa entender o seu aluno para que facilite na hora de construir a informação que precisa ser passada a ele. A escuta é muito importante”, conta.

Confira entrevista exclusiva do educomunicador no site da Revista Qualé 


Leia a entrevista




Imagem: Acervo pessoal de Carlos Lima durante a apresentação do programa Jovem Repórter no Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educomunicação na Educação Integral

A comunicação é um direito humano e está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento das relações sociais. Na escola, esse direito é parte ess...