Em uma iniciativa inédita do governo chinês, entre os dias 9 e 16 de julho, adolescentes brasileiros foram recebidos para conhecer a cultura, a educação e o desenvolvimento tecnológico de uma das maiores economias do mundo. A missão Jovem Repórter, uma ação diplomática em comemoração aos 50 anos de amizade entre Brasil e China, promoveu uma imersão para quatro estudantes do projeto Imprensa Jovem, de escolas públicas do município de São Paulo e do estado de Alagoas. Foi uma oportunidade de autoconhecimento, quebra de preconceitos, aprendizado mútuo e reconhecimento da riqueza de um país que está na vanguarda da inovação, mas que mantém suas referências culturais.
Tudo começou com uma conversa entre eu e meu colega e xará Carlos Alberto, coordenador de comunicação do G20 Brasil, que mencionou o interesse do governo chinês em apresentar o país aos estudantes do Imprensa Jovem. Sugerimos as seguintes indicações: duas estudantes do projeto Imprensa Jovem Caçadores de Notícias da EMEF M Boi Mirim, ganhador do Prêmio Municipal de Direitos Humanos, um indígena guarani do Centro de Educação e Cultura Indígena da Aldeia Jaraguá, que participa do projeto Imprensa Jovem Kununmingue, e uma estudante do Colégio Militar do Estado de Alagoas.
A proposta era que os jovens realizassem reportagens sobre o que chamasse sua atenção e que pudessem compartilhar com seus colegas brasileiros. Um trabalho árduo foi desenvolvido para garantir os processos legais de viabilização da viagem dos jovens. Emissão de passaportes e autorizações de viagem para menores foram documentos essenciais para garantir o embarque junto com seus professores.
A viagem foi longa, durando quase um dia entre São Paulo e Dubai e, em seguida, Pequim. Embora cansativa, toda a comitiva estava ansiosa para chegar ao grande e misterioso país. Perguntas não faltavam na cabeça dos jovens e seus professores: "O que vou comer lá? Como vou me adaptar ao comunismo deles?" foram algumas das muitas dúvidas que surgiram.
Durante o processo de convite, houve muita acolhida por parte da embaixada chinesa, que não poupou esforços para apoiar e esclarecer todas as dúvidas, garantindo boa acomodação e toda a logística para que pudéssemos ter uma excelente experiência. A ida à China foi uma missão diplomática e todo o tratamento recebido refletiu esse status.
Um roteiro para a semana de imersão foi apresentado pela embaixada:
09/07: Chegada a Pequim, capital da China.
09/07-11/07: Visitas em Pequim, incluindo a Grande Muralha, um museu de tecnologia, encontros com mídias chinesas e empresas de redes sociais.
11/07: Chegada a Chengdu, a cidade dos pandas.
11/07-13/07: Visitas em Chengdu, conhecendo patrimônios culturais chineses e visitando os pandas.
13/07: Chegada a Xangai.
13/07-15/07: Visitas em Xangai, conhecendo pontos turísticos e interagindo com alunos chineses.
16/07: Retorno ao Brasil.
No total, foram 8 dias na China, entre 9 e 16 de julho. Confirmamos a lista dos participantes e iniciamos rapidamente o processo de solicitação de passaportes e vistos para a China. A embaixada se prontificou a emitir cartas-convite e outros documentos necessários.
A comitiva contou com a participação de:
Fabio Meirelles - Diretor de Educação Mídiática da Secretária de Comunicação da Presidência da Republica
Carlos Lima - Coordenador do Programa Imprensa Jovem e do Núcleo de Educomunicação SME-SP
Rita Baccari - Professora do projeto Imprensa Jovem da EMEF M'Boi Mirim
Ana Clara D'Avilla - Jovem repórter do Imprensa Jovem
Isabella Lima - Jovem repórter do Imprensa Jovem
Moisés Xondaro - Jovem repórter do Imprensa Jovem CECI Jaragua
Alana Damásio - Jovem repórter do Colégio Tiradentes
Dileusa Costa - Professora da SEDUC Alagoas
Myrelle de Melo - Professora da SEDUC Alagoas
A expectativa para a experiência que iríamos ter nesta viagem era grandiosa. Então, preparamos as malas e aguardamos ansiosos pelo que nos esperava nessa incrível jornada.
Leia matéria do G20|
Imprensa Jovem chega ao outro lado do mundo: pequenos repórteres do G20 vão à China
Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário