A partir da provocação do professor no grupo WhatsApp do Imprensa Jovem:
“Tenho uma dúvida que talvez também seja de outros(as) colegas aqui do grupo. Gostaria de saber se a portaria n° 22, de 17 de maio de 2024, que "Dispõe sobre a propaganda eleitoral por parte dos agentes públicos e condutas vedadas durante o período eleitoral no Município de São Paulo", se aplica às redes sociais dos projetos que desenvolvemos em Educomunicação. Se sim, a última data que temos para publicar nossas ações é 5 de julho, correto?”
Essa dúvida levantou uma questão importante sobre como a legislação eleitoral pode afetar a divulgação de conteúdos pelas agências de notícias escolares, como o Imprensa Jovem.
Acreditamos que o Imprensa Jovem seja uma política pública de Estado e não de governo, considerando que é uma atividade pedagógica estabelecida há muito tempo e não deve ser vista como propaganda eleitoral.
O Imprensa Jovem é um projeto de cunho educativo. No entanto, a preocupação surge quanto à proibição de divulgar projetos, obras e ações durante o período eleitoral. O Imprensa Jovem promove a divulgação de conteúdos produzidos pelos estudantes, como notícias e reportagens de interesse público. Trata-se de uma agência de prestação de serviços que realiza campanhas sobre fake news e desinformação, entrevistas com conteúdos formativos para os estudantes, mobilizações para promover a paz na escola, difusão de informações sobre emergências climáticas, combate ao discurso de ódio, além de informar sobre eventos sociais escolares, como o dia da família na escola, eventos literários, científicos e culturais, e cobertura jornalística de eventos.
Como sugestão de orientações sugerimos acesse atividades parecem não caracterizar marketing para promover programas de governo. Portanto, o caminho para os canais de comunicação do Imprensa Jovem é ajustar-se à legislação eleitoral. Isso se dá porque as agências de notícias, como o Imprensa Jovem, oferecem serviços importantes para a comunidade e têm relevância educacional.
Sugestão
Para mais informações sobre como a legislação eleitoral pode impactar as atividades, você pode conferir no site do governo federal, Na matéria "Site e redes sociais do Governo Digital são ajustados para atender à legislação eleitoral" tem como objetivo é adaptar a comunicação às restrições impostas pelo período eleitoral [clique aqui]
Texto criado a partir da discussão dos professores :
Regiane Nonato (EMEF Desembargador Achilles de Oliveira Ribeiro - DRE SM)
Leonardo Cardeal da Costa (Emef Professor Josué de Castro - DRe PJ)
Luiz R. Pontes (EMEFM Antônio Alves Veríssimo - DRE-PJ)
Carlos Lima - (Núcleo de Educomunicação SMESP)
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