Foi uma experiência enriquecedora ver as famílias participando ativamente: apresentando palestras, conduzindo oficinas, engajando-se em rodas de conversa, e, principalmente, assistindo orgulhosamente seus filhos apresentarem suas ideias e produções. De fato, era um verdadeiro "Dia da Família na Escola".
O Dia da Família na Escola não pode ser encarado como uma simples reunião de pais, em que se comparece apenas para assinar o boletim dos filhos e receber orientações formais. Uma reunião de pais e mestres deve ser um encontro significativo para discutir a qualidade do ensino, um espaço para compartilhar informações importantes para o bom convívio escolar, ampliar a divulgação de campanhas essenciais para o bem-estar dos estudantes, e também um momento de prestação de contas da escola para com sua comunidade.
Já o Dia da Família na Escola deve ser um espaço de encontro, celebração e troca. Um momento de intercâmbio entre estudantes, famílias e professores, onde se constrói uma verdadeira comunidade educativa. Nesse contexto, a participação ativa das famílias é fundamental para fortalecer os laços entre a escola e a comunidade, e para garantir um ambiente de aprendizado mais colaborativo e inclusivo.
A importância de transformar o Dia da Família na Escola em uma ocasião rica em interações e aprendizagens, com um enfoque mais amplo do que o simples cumprimento de formalidades. Os pais poderiam compartilhar suas histórias de vida, brincar com brincadeiras deles, ao mesmo tempo que os estudantes poderia realizar hackton de ideias e apresentar na escola. O Dia da Familia na escola tem potencial de se tornar uma ferramenta social de aproximação da escola com sua familia e dos educadores com sua comunidade.
Por Calos Lima - Educomunicador e professor
Fotos - Acervo dos Fellows DAC 2019
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