O Brasil teve a honra de sediar um dos maiores eventos esportivos do mundo: as Olimpíadas de 2016, realizadas no Rio de Janeiro. Esse foi um momento memorável, marcado por uma celebração vibrante do esporte e da paz. Um dos destaques desse grande evento foi o tradicional Revezamento da Tocha Olímpica, que envolveu 12 mil brasileiros escolhidos para conduzir o símbolo máximo dos Jogos Olímpicos por 370 cidades do país, entre maio e agosto de 2016.
A seleção dos condutores da tocha pelo Comitê Olímpico foi um reconhecimento de suas histórias de vida e de suas contribuições excepcionais para o esporte e o bem-estar social. Entre esses condutores, três participantes do programa de Educomunicação Agência de Notícias Imprensa Jovem tiveram a oportunidade única de representar suas cidades: Brasília, São Paulo e Petrolina.
Carlos Lima
Criador do Imprensa Jovem
Carlos Lima foi um dos 110 escolhidos para o revezamento em Petrolina, Pernambuco. Sua indicação se deu em reconhecimento à sua significativa contribuição para a prática educomunicativa. Com raízes familiares na cidade pernambucana, mas atuando em São Paulo, Carlos Lima é professor e um dos idealizadores do projeto Imprensa Jovem, mantido pela Secretaria de Educação do Município de São Paulo. Sua seleção para o revezamento da tocha foi um marco que ressaltou a importância da educomunicação no Brasil.
Leia mais sobre a participação de Carlos Lima
Assista ao vídeo da participação de Carlos Lima no revezamento
Hanan Daqqah
Refugiada participante do Imprensa Jovem Grito do Glicério da EMEF Duque de Caxias
Hanan Daqqah, uma refugiada síria de 12 anos, foi uma das primeiras condutoras da Tocha Olímpica em Brasília (DF). Residente no Brasil desde o ano anterior, Hanan foi escolhida pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a partir de uma sugestão da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Ela participou do revezamento no primeiro dia da Tocha em solo brasileiro, conduzindo-a na Esplanada dos Ministérios, logo após a Chama Olímpica deixar o Palácio do Planalto.
Assista entrevista de Hanan Daqqah pelo Imprensa Jovem
Leandro Costa
Jovem repórter do Imprensa Jovem da EMEF João Augusto Breves
Leandro Costa, aluno repórter da Rádio BNE, foi outro jovem educomunicador que teve a honra de conduzir a Tocha Olímpica em São Paulo. Sob a orientação do professor Sidnei Lopes, Leandro, conhecido por sua determinação e dedicação, percorreu um trecho emblemático do centro de São Paulo, começando na esquina da Conselheiro com a São João, quase em frente ao Teatro Municipal. Morador de uma favela próxima à EMEF João Augusto Breves, Leandro divide seu tempo entre os estudos e o trabalho no bar de seu pai na comunidade. Sua participação no revezamento foi um motivo de grande orgulho para sua família, amigos e professores.
A participação desses jovens no Revezamento da Tocha Olímpica é um testemunho do impacto transformador da educomunicação na vida de nossos estudantes e na sociedade. O Imprensa Jovem tem orgulho de fazer parte dessa história e de contribuir para o desenvolvimento de cidadãos globais conscientes e engajados.
Por Carlos Lima - Professor e educomunicador
Nenhum comentário:
Postar um comentário