sábado, 3 de agosto de 2024

ONU conhece o Imprensa Jovem



Os estudantes da EMEF Leonor Mendes de Barros tiveram a oportunidade única de apresentar o projeto Imprensa Jovem aos representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Ministério da Justiça. Durante a visita, os alunos mostraram como o projeto é desenvolvido, destacando a integração com o Grêmio Estudantil e a Mediação de Conflitos.


A comitiva da ONU ficou impressionada com a agência de notícias estudantil e expressou o desejo de realizar um intercâmbio que conecte os jovens repórteres brasileiros com jovens de outras partes do mundo, incluindo a África. Alexandra Martins, coordenadora global do Programa de Prevenção às Drogas, representando o UNODC, destacou o interesse em promover essa conexão internacional.


Os jovens repórteres explicaram como funcionam os projetos e as ações de intervenção social realizadas na comunidade. Eles também apresentaram a Rádio Escola, um projeto que oferece informação e diversão durante os intervalos, além do "Imprensa Jovem no AR", uma iniciativa em parceria com a TV Cultura.

Alexandra Martins conheceu o Imprensa Jovem durante a cobertura do G20 em São Paulo. Em reunião com educadores paulistanos, ela manifestou interesse em conhecer o projeto mais a fundo em uma escola. Ela mencionou a qualidade do trabalho dos jovens repórteres nos eventos do G20 Brasil como motivo de sua visita.

A visita da comitiva da ONU à escola ocorreu após o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) firmarem uma carta de intenções. Essa carta visa construir a Estratégia para Eliminar a Violência Contra Crianças e Adolescentes e instituir a iniciativa Champs (Serviços de Prevenção Ampliada para e com Crianças e Adolescentes) no Brasil. O país será o primeiro do mundo a assinar uma parceria desse tipo com o organismo internacional.(Saiba mais)

Parabéns à equipe de gestão escolar, estudantes do Lab Leonor, Grêmio Estudantil e à professora Vania Sanderville pelo excelente trabalho e dedicação.


Por Carlos Lima: Educomunicador e professor

Foto: Imprensa Jovem Lab Leonor


Um comentário:

Educomunicação na Educação Integral

A comunicação é um direito humano e está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento das relações sociais. Na escola, esse direito é parte ess...