sábado, 19 de outubro de 2024

Mudanças Climáticas contextualizado para o universo dos estudantes


Na entrevista para o podcast Podaconversar, o pesquisador Felipe Gonçalves, da UFRJ, discutiu as mudanças climáticas com os estudantes da Agência de Notícias Imprensa Jovem do Colacioppo. Durante os 12 minutos de conversa, diversas perguntas elaboradas pelos jovens repórteres trouxeram à tona conceitos fundamentais ligados ao tema, especialmente relacionados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, que trata da ação contra a mudança global do clima. 

Quais foram as perguntas realizadas pelos estudantes Tomas Lima e Sofia Antonela que geraram o mundo conhecimento  que iremos destrinchar?

Como você acha que as atividades humanas acertam os padrões climáticos?

Aqui em São Paulo e no sul do país tivemos uma forte tempestade com fortes ventos e aconteceu da queda de energia, derrubada de pontes. O  que você acha que causou isso?

Quais são as adaptações necessárias para que os ecossistemas brasileiros possam enfrentar as mudanças climáticas?

Que medidas você considera mais urgentes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas?

Como as Mudanças Climáticas estão impactando a biodiversidade do Brasil ?

Quais são as principais consequências das mudanças climáticas que você tem estudado em sua pesquisa?

Que papel as Universidades como UFRJ desempenham na promoção de soluções para os desafios climáticos?

Aqui em São Paulo e no sul do país tivemos uma forte tempestade com fortes ventos e aconteceu da queda de energia, derrubada de pontes. O que você acha que causou isso?



Ao analisar a entrevista, destacamos um vocabulário essencial para compreender melhor os efeitos das mudanças climáticas. A formação dos estudantes passa pelo entendimento desses termos, que são cruciais para debates sobre sustentabilidade e o futuro do planeta. Vamos conhecer alguns desses conceitos:

  • Mudanças antrópicas: Alterações no meio ambiente causadas pela ação humana.
  • Mudanças climáticas: Transformações duradouras no clima da Terra, em grande parte decorrentes das atividades humanas.
  • Gás carbônico (CO₂): Um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global.
  • Efeito estufa: Fenômeno natural intensificado pela ação humana, que retém calor na atmosfera, aumentando a temperatura global.
  • Aquecimento global: O aumento da temperatura média da Terra, resultado da intensificação do efeito estufa.
  • Eventos climáticos extremos: Fenômenos intensos como tempestades, secas e inundações, que têm ocorrido com mais frequência devido às mudanças climáticas.
  • Magnitude e frequência: Termos usados para descrever a intensidade e a regularidade dos eventos climáticos.
  • Adaptação: Ações para ajustar sistemas naturais e humanos aos efeitos das mudanças climáticas.
  • Mitigação: Redução dos impactos das mudanças climáticas, como a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.
  • Ecossistema: Conjunto de seres vivos e o ambiente com o qual interagem.
  • Desmatamento: Destruição de áreas de floresta, um dos principais fatores que contribuem para as mudanças climáticas.
  • Incêndios florestais: Queimadas que podem ser naturais ou provocadas, com efeitos devastadores nos ecossistemas.
  • Biomas: Grandes áreas com condições climáticas e tipos de vegetação similares, como a Amazônia e o Cerrado.
  • Mata Atlântica: Um dos biomas mais ricos em biodiversidade, mas também um dos mais ameaçados.
  • Regeneração natural: Processo pelo qual a natureza se recupera após perturbações, como desmatamentos e queimadas.
  • Áreas de proteção: Regiões preservadas para a conservação da biodiversidade.
  • Políticas públicas: Medidas governamentais destinadas a mitigar os efeitos das mudanças climáticas e promover a sustentabilidade.
  • Acordo global: Compromissos internacionais, como o Acordo de Paris, para limitar o aquecimento global.

Esses conceitos fornecem a base para entender o impacto das ações humanas no clima e as possíveis soluções. A Educomunicação desempenha um papel fundamental ao abrir espaços para que os estudantes possam acessar, discutir e difundir esses conhecimentos. Nesse contexto, a realização de entrevistas bem conduzidas, como a que foi feita com Felipe Gonçalves, fortalece o aprendizado e o engajamento juvenil nas questões ambientais.

Por fim, é essencial que a escola se torne um espaço de ensino, pesquisa e extensão, onde os estudantes não só aprendam sobre os desafios climáticos, mas também sejam incentivados a criar soluções para enfrentá-los, como hortas comunitárias e iniciativas de adaptação e mitigação. Assim, as novas gerações estarão mais preparadas para enfrentar os desafios globais e locais do clima, sendo parte ativa das mudanças que o planeta tanto precisa.

Por Carlos Lima

Fotos: Acervo Imprensa Jovem





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