domingo, 10 de novembro de 2024

Festival Imprensa Jovem "Onde tudo começou"


No dia 5 de novembro, o CEU Parque São Carlos, em São Miguel Paulista, foi palco de um evento que reuniu cerca de 500 estudantes e 27 agências de notícias do projeto Imprensa Jovem. Denominado "Imprensa Jovem Fest - Onde tudo Começou", o encontro fez referência à região onde foi criada a primeira agência estudantil do programa. Com apoio do dirigente regional Jair Sipioni, a iniciativa celebrou a produção midiática escolar, marcada por apresentações de estudantes, projetos e um talk show interativo. 

Em uma visita técnica do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Sipioni expressou o desejo de realizar um encontro entre os estudantes do Imprensa Jovem: “Se temos encontros dos Grêmios, temos que ter encontros do Imprensa Jovem.” O evento se tornou realidade por meio de uma articulação conjunta entre as Divisões Pedagógica (DIPED) e Educacional (DICEU), que organizaram uma reunião para ouvir sugestões de professores e consolidar o festival.

Entre os destaques do evento, estava Laís Costa, ex-aluna e uma das participantes mais antigas do programa, que compartilhou como sua experiência com o Imprensa Jovem foi fundamental para sua formação e carreira. Hoje, sócia de uma agência de publicidade, Laís relembrou sua trajetória desde o Ensino Fundamental, passando pelo projeto Educom.Radio e experiências como apresentadora de TV. "Foi uma oportunidade única que influenciou minha carreira e minha visão de mundo", declarou.

Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação e criador do Programa Imprensa Jovem, enxerga o festival como um marco para a expansão do projeto, defendendo a realização de edições do evento em todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) de São Paulo. "O Imprensa Jovem Fest permite um intercâmbio de projetos, fomenta a formação de jovens comunicadores e cria experiências inesquecíveis para estudantes e professores", afirmou Lima.

Sobre o Programa Imprensa Jovem

O Imprensa Jovem é um programa de Educomunicação que visa promover a Educação Midiática, incentivando a produção e a análise crítica de conteúdos midiáticos. Atualmente, conta com a participação de 7.000 estudantes de 385 escolas municipais e é reconhecido pela UNESCO como uma prática de Alfabetização Midiática e Informacional (MIL) de referência global.

Escrito por: Carlos Lima: Professor e Educomunicador


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educomunicação na Educação Integral

A comunicação é um direito humano e está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento das relações sociais. Na escola, esse direito é parte ess...