A história da Educomunicação na rede municipal de ensino de São Paulo começou a ganhar novos contornos em 2006, com uma ideia que mudaria completamente o cenário educacional: transformar os laboratórios de informática das escolas em verdadeiras rádios escolares.
Naquele ano, ao assumir a gestão do programa Educom - Nas Ondas do Rádio, nos deparamos com o desafio de tornar a produção de mídia acessível para estudantes e professores. Foi quando descobrimos o potencial do Audacity, um software livre de edição de áudio. Ele se tornou nosso aliado para criar programas de rádio diretamente nos computadores das escolas. Essa abordagem inovadora foi uma das maiores descobertas da Educomunicação na rede de São Paulo, porque mostrou que era possível democratizar a produção midiática utilizando as tecnologias já disponíveis nas escolas.
Antes disso, trabalhávamos com o chamado Kit Educom, um equipamento de rádio tradicional que, embora funcional, demandava maior habilidade técnica para operar. A integração do computador e do Audacity simplificou o processo, permitindo que qualquer escola, com um pouco de orientação, pudesse implementar uma rádio escolar. Esse foi um marco: a Educomunicação passou a ser prática, fácil e acessível, alcançando professores e estudantes de diferentes regiões da cidade.
A frase "Educomunicação precisa ser fácil e acessível" tornou-se um lema. Essa simplicidade foi essencial para o sucesso do programa e para que a cultura educomunicativa se espalhasse. Com a rádio escola, as crianças e os jovens começaram a exercitar habilidades de comunicação, pensamento crítico e expressão criativa, utilizando as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) como ferramentas para transformar o ambiente escolar.
Desde então, o programa cresceu, se reinventou e inspirou outras iniciativas, mas a essência permanece a mesma: empoderar os estudantes por meio da comunicação, tornando-os protagonistas no processo educativo. A fase educomunicativa na Rede Municipal "Nas Ondas do Rádio" foi uma revolução na forma de usar as tecnologias digitais para aprender, expressar e comunicar nas escolas paulistanas
Por: Carlos Lima : Professor e Educomunicador
Imagens : Acervo Núcleo de Educomunicação
Mais ou menos eu também fiz parte desta história. Parabéns Carlos!!!
ResponderExcluir