domingo, 5 de janeiro de 2025

Imprensa Jovem e Finlândia: O que a Educação Midiática brasileira pode ensinar ao mundo


Os dados mais recentes do PISA (2024) revelam uma mudança no cenário educacional global: a Finlândia, por décadas um exemplo inquestionável de excelência, perdeu posições no ranking de qualidade educacional acesse. Fatores como mudanças na sociedade, maior integração tecnológica entre as juventudes, impactos econômicos nos investimentos em educação e o crescimento de populações imigrantes são apontados como desafios que dificultam a manutenção do país no topo.

Essas transformações são inevitáveis e refletem a necessidade de adaptação constante. Afinal, jovens de hoje – sejam crianças ou adolescentes – vivem contextos históricos e sociais diferentes dos de gerações anteriores. Para compreendê-los e educá-los de forma eficaz, é imprescindível escutá-los e permitir sua participação ativa na construção do conhecimento.

Embora o Brasil ainda esteja distante de alcançar o patamar de excelência educacional da Finlândia, seria um erro subestimar as iniciativas inspiradoras que emergem do cenário nacional. O Programa Imprensa Jovem, por exemplo, demonstra há duas décadas que, no campo da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), o Brasil não apenas acompanha tendências globais, mas frequentemente inova e se destaca.

Ao longo de 20 anos, o Programa Imprensa Jovem, idealizado pela Prefeitura de São Paulo, tem mostrado que é possível estar na vanguarda da AMI mesmo em um contexto de desafios estruturais. Inspirado por práticas como as da Finlândia – referência global na integração de AMI ao currículo escolar –, o programa brasileiro diferencia-se por sua abordagem prática, inclusiva e culturalmente adaptada.

Sua metodologia promove protagonismo juvenil, pensamento crítico, uso ético da tecnologia e um profundo compromisso com a formação cidadã. Isso coloca o Imprensa Jovem não apenas como um exemplo de política pública bem-sucedida, mas como uma iniciativa capaz de transformar o cenário educacional brasileiro e inspirar práticas globais.

Assim, enquanto a Finlândia enfrenta novos desafios, o Programa Imprensa Jovem reafirma que a educação no Brasil possui, sim, potencial para liderar inovações e redefinir os rumos da Alfabetização Midiática e Informacional no mundo. Afinal, o futuro da educação depende de iniciativas que não apenas acompanhem mudanças sociais, mas que as antecipem e as transformem em oportunidades de aprendizado e evolução.

Por Carlos Lima : Educomunicador e professor

Imagem : Arte desenvolvida por Onezio Cruz

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