quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Manual para elaborar projetos de Educomunicação: Passo a passo e orientações


Os projetos de Educomunicação têm como principal objetivo promover a formação para a produção e leitura crítica da mídia e suas tecnologias no ambiente educacional acesse. Além disso, esses projetos contribuem para a cultura de paz na escola, incentivando a participação dos estudantes e promovendo práticas como a comunicação não violenta, entre outras possibilidades.

O desenvolvimento de projetos de Educomunicação é previsto na portaria. acesse. Para apoiar educadores na criação e tramitação de projetos de Educomunicação, apresentamos abaixo um guia com orientações práticas e estratégias eficazes.

Aulão explica como criar projetos de Educomunicação

1. Estruturando o Projeto

Definição e Justificativa:
O projeto deve ser elaborado com uma linguagem acessível, que permita o entendimento de toda a comunidade escolar. Ele precisa apresentar:

  • As intenções pedagógicas.
  • A justificativa para sua realização (por exemplo, como ele contribui para a cultura de paz, a formação midiática ou o uso responsável das tecnologias) acesse a Projeto de Lei 293, de 2024, Aritgo 3º.
  • O cronograma de atividades ao longo do ano.

Dica: Use um gerador de projetos para facilitar a organização. A ferramenta clique para acessar  pode auxiliar na criação de projetos claros e bem estruturados.


2. Recursos necessários

Antes de iniciar o projeto, mapeie os recursos que serão utilizados acesse. Entre os mais comuns para Educomunicação estão:

  • Equipamentos audiovisuais: câmeras, celulares, gravadores.
  • Ambientes apropriados: salas para reuniões, laboratórios de informática ou espaços multimídia.
  • Materiais de apoio: acessórios para identificação dos estudantes (crachás, camisetas, etc.).
  • Infraestrutura digital: uma conta institucional ou plataforma para compartilhamento de conteúdos e formação.

Importante: Caso a proposta inclua o uso de celulares para produção de mídia, justifique a relevância pedagógica do uso, respeitando a legislação vigente.


3. Processos de tramitação

Após a elaboração, o projeto deverá seguir um fluxo de aprovação:

1. Apresente o projeto ao Conselho de Escola para análise inicial.
2. Encaminhe o documento à gestão escolar, que deverá submetê-lo à supervisão escolar para avaliação técnica.
3. Após a aprovação pela supervisão, o projeto estará autorizado a ser implementado.

Dica: Certifique-se de que o projeto está claro quanto aos recursos e objetivos, pois isso facilita o processo de aprovação.


4. Cuidados na execução

  • Flexibilidade: O projeto é uma projeção inicial. Durante o ano, ajuste as atividades conforme as necessidades e o contexto.
  • Atualização: Atualize o projeto sempre que houver mudanças significativas, especialmente no uso de recursos.
  • Documentação: Mantenha registros das atividades e resultados obtidos para justificar futuras ações.

5. Apoio e fontes de recursos

Se necessário, busque apoio com a escola. A escolha dispõe  de recursos para aquisição, manutenção e organização e equipagem dos espaços acesse. É necessário que a proposta de investimento seja aprovada pelo APM (Associação de País e Mestres). Neste sentido é importante estar em diálogo com esta entidade. Também é possível dialogar com o Grêmio para apoiar o projeto de Educomunicação na escola. São instâncias de Participação que tem força na escola para liderar diálogos. 

Este manual é um guia inicial para que educadores possam planejar e desenvolver projetos de Educomunicação de maneira eficiente. 

Por Carlos Lima - Educomunicador e professor

Imagem : Onezio Cruz

Consulte :  Site do Núcleo de Educomunicação acesse

Para conhecimento: Uso do celular na escola I Análise acesse

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