Na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, as unidades educacionais podem desenvolver projetos e aulas de Educomunicação para estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. No entanto, para garantir a efetividade dessas ações, é essencial validá-las dentro das normativas da rede. Existem quatro principais estratégias para desenvolver a Educomunicação na escola. Vamos apresentar cada uma delas e explicar como formalizar sua implantação.
Ampliação da Jornada Escolar
Uma das possibilidades para inserir a Educomunicação na escola é por meio do projeto Mais Educação São Paulo, que permite aos estudantes chegarem mais cedo ou saírem mais tarde para realizar atividades ligadas às linguagens midiáticas. Para isso, o professor deve elaborar um projeto pedagógico detalhado contendo:
- Título
- Justificativa
- Objetivos
- Metodologia
- Recursos
- Avaliação
- Nome dos estudantes participantes (mínimo de 20 estudantes)
- Cronograma
- Bibliografia
Esse documento deve ser submetido à gestão escolar para análise e aprovação, garantindo sua inserção dentro das possibilidades de ampliação da jornada escolar. Falamos a Educomunicação na crônica educomunicativa:
"Manual para elaborar projetos de Educomunicação: Passo a passo e orientações" acesse
Complementação da Jornada
Essa modalidade é específica para os Professores Orientadores de Educação Digital (POEDs) e segue um processo semelhante ao da Ampliação da Jornada. O POED deve elaborar um projeto sistematizado e detalhado, como no Mais Educação, e submetê-lo à direção da escola.
Diferentemente da ampliação, o projeto de complementação da jornada tem como objetivo cumprir a carga horária mínima obrigatória do POED na escola. O professor pode desenvolver duas propostas simultaneamente: uma para complementar a jornada e outra para ampliação.
Aulas na Educação Integral
Na Educação Integral (acesse), as atividades educomunicativas são inseridas diretamente na matriz curricular, atendendo a todos os estudantes de uma ou mais salas.
Para formalizar a Educomunicação nessa modalidade, o primeiro passo é a atribuição das aulas aos professores dentro do Território Comunicacional: Oralidade e Novas Linguagens. Após a atribuição, o professor deve elaborar um projeto no documento específico chamado Anexo IV (acesse), que inclui:
- Descrição do projeto
- Objetivos e metodologia
- Relação com os Saberes da Matriz Curricular da Cidade
- Estratégias de avaliação
Esse documento deve ser encaminhado à coordenação pedagógica para validação. Falamos a Educomunicação na crônica educomunicativa:
"Educomunicação na Educação Integral" acesse
Itinerário Formativo do Ensino Médio
No Ensino Médio, a Educomunicação pode ser desenvolvida dentro dos Itinerários Formativos, que preveem aulas específicas para o enriquecimento curricular, especialmente na área de Linguagens e Comunicação.
Diferente das modalidades anteriores, os professores não precisam elaborar projetos ou Anexo IV . Para a formalização, basta que o professor elabore um Plano de Trabalho, que detalha os conteúdos, objetivos e metodologias a serem utilizados nas aulas. Falamos a Educomunicação na crônica educomunicativa:
"Educomunicação no Ensino Médio" acesse
Independente da modalidade escolhida, a Educomunicação deve ser estruturada com um planejamento bem definido, garantindo que as atividades tenham intencionalidade pedagógica e estejam alinhadas às diretrizes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Ao seguir os procedimentos de validação, as ações educomunicativas passam a ser reconhecidas e incorporadas de forma estruturada na escola, fortalecendo a Educomunicação como ferramenta essencial para a formação crítica e criativa dos estudantes.
Por Carlos Lima - Professor e Educomunicador
Imagem : Onézio Cruz
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