sábado, 15 de fevereiro de 2025

Jogo de Consciência Ambiental: Bom de Clima



A educação ambiental é fundamental para a formação de cidadãos críticos e conscientes sobre os desafios climáticos atuais. O jogo "Bom de Clima" foi criado com o objetivo de estimular o pensamento reflexivo e a busca por soluções sustentáveis a partir da compreensão das conexões entre as atividades humanas, suas causas, efeitos e possíveis soluções. A criação da atividade foi inspirada na aula inspirado no "Mural do Clima" dinamizado pela formadora Cristina Bestteti Costa que atendeu o curso Educomunicação Socioambiental : Precisamos Conversar Sobre Mudanças Climáticas, desenvolvido pelo grupo Educom&Clima.   Ao participar dessa dinâmica, os estudantes desenvolvem habilidades analíticas, colaborativas e criativas, promovendo um engajamento ativo na preservação do meio ambiente. Além disso, a inclusão de propostas de Educomunicação permite que os jovens se tornem agentes multiplicadores de conhecimento, utilizando diferentes mídias para sensibilizar suas comunidades sobre a importância de práticas sustentáveis. Dessa forma, "Bom de Clima" vai além de um jogo educativo, tornando-se uma ferramenta para transformar informação em ação.

A formadora Cristina Bestteti Costa orienta professores para o jogo do Clima originalmente com 42 cartas

Proposta do jogo "Bom Clima"

Criar conexões entre atividades humanas, suas causas, efeitos e soluções sobre o meio ambiente, promovendo reflexão e conscientização sobre a emergência climática, além de estimular propostas de Educomunicação para cada atividade humana abordada.

Como jogar:

Atividade coletiva: Thaís Brianezi media o jogo

  1. O jogo possui um total de 18 cartas distribuídas igualmente entre os participantes.
  2. O estudante que estiver com a carta "Consumo" inicia a partida.
  3. A sequência do jogo segue a lógica: Efeito → Causa → Solução.
  4. Se um jogador não tiver uma carta correspondente, pode iniciar uma nova trilha de Atividade Humana.
  5. O jogo termina quando todas as 18 cartas forem jogadas e as 6 trilhas de atividades humanas forem completadas.
  6. Ao final, o grupo escolhe um dos projetos de Educomunicação para executar, relacionado a uma das trilhas formadas.
  7. Antes da execução do projeto, os estudantes assistem a um curta-metragem sobre uma das atividades humanas abordadas no jogo e seu impacto nas emergências climáticas.

Participantes: De 3 a 6 jogadores, cada um com 6 cartas iniciais.


Cartas:

Atividades Humanas

  • Produção de lixo: O aumento do lixo ocorre devido ao consumo excessivo e a falta de reciclagem.
  • Alimentação: A produção de alimentos em larga escala pode levar ao desmatamento e ao desperdício.
  • Consumo: O consumismo gera mais extração de recursos naturais e poluição.
  • Mobilidade: O uso excessivo de veículos movidos a combustíveis fósseis aumenta as emissões de gases de efeito estufa.
  • Desmatamento: A retirada de vegetação para agricultura ou construção reduz a capacidade de absorção de CO2.
  • Desperdício de água: O consumo excessivo pode gerar escassez hídrica e impactar os ecossistemas.

Causas

  • Uso de plástico descartável contribui para a poluição dos oceanos.
  • Alta demanda por carne leva ao desmatamento para pastagens.
  • Obsolescência programada incentiva o descarte precoce de eletrônicos.
  • Falta de transporte público eficiente estimula o uso de veículos individuais.
  • Exploração de madeira e agronegócio impulsionam a destruição florestal.
  • Uso irresponsável da água em atividades diárias leva ao esgotamento de reservas.

Efeitos

  • Acúmulo de lixo e plástico nos oceanos afeta a fauna marinha.
  • Emissão de gases do efeito estufa agrava o aquecimento global.
  • Maior extração de recursos naturais para fabricar novos produtos.
  • Congestionamentos e perda de qualidade de vida nas cidades.
  • Aumento de ilhas de calor em centros urbanos por falta de áreas verdes.
  • Falta de água potável impacta comunidades vulneráveis e a segurança alimentar.

Soluções

  • Redução do uso de plástico descartável e incentivo à reciclagem.
  • Consumo consciente de alimentos e apoio a práticas de agricultura sustentável.
  • Economia circular e reutilização de materiais para minimizar o descarte.
  • Investimento em transporte público e meios alternativos como bicicletas.
  • Reflorestamento e proteção de áreas de preservação.
  • Captação e reaproveitamento de água da chuva para consumo.

Projetos de Educomunicação

  • Jornal mural: Criar um mural na escola destacando os impactos das atividades humanas no meio ambiente e as soluções possíveis.
  • Fotografia: Realizar uma exposição fotográfica sobre os efeitos da poluição e das mudanças climáticas no território local.
  • Podcast: Produzir episódios discutindo temas ambientais, entrevistando especialistas e compartilhando iniciativas sustentáveis.

  • Vídeo curto para TikTok: Criar vídeos educativos curtos para sensibilizar sobre consumo consciente e preservação ambiental.
  • Fanzine: Desenvolver um fanzine coletivo abordando causas, efeitos e soluções ambientais de forma criativa.
  • Canal de conteúdo no Instagram: Criar um perfil educativo para compartilhar dicas sustentáveis e engajar a comunidade escolar na causa ambiental.

Exemplo de Conexão:

  • Atividade Humana: Mobilidade → Causa: Uso excessivo de combustíveis fósseis → Efeito: Aumento do efeito estufa → Solução: Investimento em transporte coletivo e energia limpa → Projeto de Educomunicação: Produzir um vídeo curto para TikTok mostrando os benefícios da mobilidade sustentável.

Variação do Jogo:

  • Acrescentar desafios bônus, como debates e dinâmicas de grupo sobre temas ambientais. A atividade pode ser customizada com outras atividades humanas e pode ser construidas com post it,  recordes de jornais e revistas para ilustrar, as atividades educomunicativas podem ser outras.

O jogo "Bom de Clima" é uma forma lúdica e educativa de estimular a consciência ambiental e discutir soluções para minimizar os impactos das atividades humanas no planeta. A inclusão de propostas de Educomunicação amplia as possibilidades de aprendizagem e transforma conhecimento em ação.

Por Carlos Lima : Educomunicador e professor

Imagens: Oficina Educomunicação Sociambiental | Educom&Clima no Sesc Consolação 


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