domingo, 9 de fevereiro de 2025

A Educomunicação no Ensino Médio

 


As linguagens de comunicação e suas tecnologias estão profundamente integradas ao cotidiano dos adolescentes. Seja como usuários ou produtores de mídia, as oportunidades para aprender e desenvolver conhecimento são inúmeras. Parte considerável do aprendizado dos jovens hoje ocorre por meio de conteúdos disponíveis em canais virtuais, como redes sociais, sites e acervos digitais.

Entretanto, navegar nesse vasto e acessível universo de informações exige preparo. É fundamental que o conteúdo seja analisado de forma crítica, especialmente diante do crescimento da desinformação, das fake news, dos discursos de ódio e de conteúdos prejudiciais que circulam livremente.

No papel de criadores de conteúdo, os adolescentes têm a chance de exercitar sua criatividade, expressar ideias e produzir materiais que promovam intervenções sociais positivas em suas comunidades. Além disso, criar conteúdos também é uma oportunidade para aprender sobre os diversos temas que permeiam a sociedade em que vivem.

Os projetos do Programa Imprensa Jovem oferecem um espaço único para estimular a leitura crítica e a produção de mídias pelos estudantes. Essa iniciativa pode ser expandida para o Ensino Médio por meio da unidade de percurso "De Olho nas Redes: Investigação e Intervenção", que já demonstrou grande potencial de aprendizagem.

Um exemplo bem-sucedido é a experiência desenvolvida na EMEFM Darcy Ribeiro. Os estudantes participaram de uma imersão nas atividades da Agência de Notícias Imprensa Jovem e criaram podcasts abordando os malefícios do uso de vape e narguilé entre jovens, entrevistando médicos do Hospital das Clínicas.

Outra experiência relevante ocorreu na EMEFM Rubens Paiva, onde os estudantes produziram conteúdos para redes sociais, realizaram reportagens para o quadro "Imprensa Jovem no Ar", da TV Cultura, e participaram de coberturas jornalísticas de eventos na cidade.

Essas vivências comprovam o impacto positivo na formação dos estudantes do Ensino Médio. A unidade de percurso pode abrigar o Programa Imprensa Jovem, promovendo o desenvolvimento de diversas linguagens atreladas ao diálogo interdisciplinar com diferentes áreas do conhecimento. Entre as possibilidades, destacam-se projetos de jornalismo, produção audiovisual, comunicação social, entre outros.

A Educomunicação, quando integrada ao currículo do Ensino Médio, não apenas enriquece o aprendizado, mas também prepara os adolescentes para se tornarem cidadãos críticos, criativos e atuantes na sociedade.

Desenvolvendo a Educomunicação no Ensino Médio

1. Frequência das aulas

  • Realizar 2 aulas semanais para garantir a continuidade e aprofundamento das atividades.

2. Recursos necessários

  • Equipamentos audiovisuais (câmeras, microfones, gravadores, entre outros);
  • Acesso à internet para pesquisa e veiculação de conteúdos;
  • Kit multimídia para suporte nas produções.

3. Formação docente e discente

  • Acessar o conteúdo formativo "Desenvolvendo a Educomunicação no Ensino Médio – Formação Imprensa Jovem", disponível no Google Sala de Aula. Entre em contato

4. Canal de comunicação

  • Criar e gerenciar um canal de comunicação (blog, redes sociais ou podcast) para a veiculação das produções dos estudantes.

5. Imersão prática

  • Promover atividades que simulem ou envolvam práticas jornalísticas reais, como entrevistas, coberturas de eventos e produção de reportagens.

6. Duração e aprofundamento

  • Planejar as atividades com duração de 1 ano, com possibilidade de aprofundamento em módulos formativos específicos nos anos seguintes.

 

Acesse as produções das escolas e ambiente de formação

Podconversar: Pod ou não pode? Vape e Narguilé qual o limite



Programas Imprensa Jovem no Ar  Acesse

Campanha Imprensa Jovem  Acesse

Revista Imprensa Jovem Acesse


Bibliografia

NOVO ENSINO MÉDIO – ITINERÁRIOS FORMATIVOS - Acesse

LIVRO: Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: Contribuições para a reforma do Ensino Médio – Ismar de Oliveira Soares (Disponível na escola)

 

Por Carlos Lima: Educomunicador e Professor

Imagem:  Registro da oficina de Educomunicação para os estudantes do Programa Jovem Repórter do Escola Intercultural Brasil - México  do Programa Jovem Repórter do estado do Rio de Janeiro (acesse)

 

 

 

 

 

 

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