sábado, 8 de fevereiro de 2025

Para combater as mudanças climáticas, é preciso "Belezuras"!


Para Freire, na boniteza da vida é preciso ter também um pouco de ousadia e rebeldia, e o diálogo é essencial e libertador. O diálogo leva ao conhecimento, é a essência daquilo que buscamos. É uma possibilidade de esperançar, de resistir, de reinventar-se. O diálogo é a grande boniteza da vida!  Escrito por Maria Lourdes  Freitas da Silva está linda definição inspira a ação que nasce para formar mediadores para um mundo melhor. (leia na íntegra)

Ontem, uma iniciativa inédita nasceu no Sesc Consolação: a formação l “Educomunicação Socioambiental: precisamos conversar sobre emergência climática nas escolas”. Uma trupe de professores, estudantes de Educomunicação, pesquisadores e especialistas em Meio Ambiente embarcaram em uma jornada coletiva para desenvolver um programa pretende educar a juventude paulistana e, no futuro, formará professores de todo o país.

As ações para mitigar os impactos das mudanças climáticas não podem ficar para amanhã – precisam acontecer hoje. Mobilizar a juventude para refletir sobre um mundo mais sustentável é um dos pilares do curso Estudante Mediador dos ODS que foi realizado em 2020, 2021 e 2024. Os jovens têm ideias brilhantes e são agentes fundamentais na construção de soluções para um futuro melhor. Projetos de intervenção social criados por eles despertam esperanças e concretizam ações transformadoras nas comunidades. Esta ação formativa que foi um encontro e estudantes e professores no processo de formação, foi uma ação "abre alas" para o curso Educomunicação Socioambiental.

Peofessor Ismar Soares (USP) ouve a participação de Marcos Sorrentino (Ministério do Meio Ambiente)

A Educomunicação Socioambiental já faz parte da formação de professores em São Paulo há quase uma década. Quando unimos Educomunicação e Educação Ambiental, potencializamos a formação das juventudes, promovendo espaços de expressão, criatividade, visão coletiva e diálogo. O  histórico desta aproximação é apresentada no artigo clique aqui,"A educomunicação socioambiental na Rede Municipal de Educação de São Paulo: histórico e análise a partir das perspectivas socioambiental, territorial e democrática

Cada projeto de intervenção social desenvolvido pelos estudantes é uma belezura, encantando e transformando os territórios. Os jovens repórteres do Imprensa Jovem, com seus canais de comunicação comunitária, são verdadeiros faróis na cidade. Hoje são 400 unidades educacionais, mas podem ser muito mais no ano da COP 30.

Assista os vídeos com propostas desenvolvidas pelos estudantes.Clique na imagem

Essa iniciativa, que nasce da parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, o Núcleo de Comunicação e Educação da USP e a Secretaria Municipal de Educação  e financiamento da FAPESP, é um modelo para o mundo. Com o protagonismo do Núcleo de Educomunicação, Núcleo de Educação Ambiental da equipe do projeto Educom & Clima clique aqui, essa força-tarefa busca alcançar as crianças, adolescentes e jovens por meio das escolas e das aulas – aulas progressistas e educomunicativas, que tratam de um tema urgente, sobretudo para as periferias, onde os impactos ambientais são ainda mais severos.

Apesar da desinformação que muitas vezes obscurece a compreensão da crise climática, os estudantes irão falar por nós. Eles sabem que é preciso agir. E, como bons semeadores da transformação, aproveitarão a chuva e a terra molhada para plantar a cultura de paz e um meio ambiente que permita um bem viver para todos.

Por Carlos Lima : Educomunicador e professor

Imagem: Encontro do curso Educomunicação Socioambiental no Sesc Consolação

Saiba mais :  

Educom & Clima :  acesse

Núcleo de Educomunicação:  acesse aqui

Núcleo de Educação Ambiental: acesse aqui

FAPESP: acesse aqui


Um comentário:

  1. Marcos Sorrentino, do MMA, (que ouço atentamente, como mostra ilustração desta crônica) é um dos responsáveis pela adoção do conceito "Educomunicação Socioambiental ", pelos idos de 2005, quando o MMA decidiu optar pela prática educomunicativa em seus programas de educação ambiental. Merece nosso respeito e agradecomento.

    ResponderExcluir

Educomunicação e Protagonismo Estudantil: Quando o Clima Entra em Pauta nas Escolas

Como estudantes da Rede Municipal de São Paulo estão usando a comunicação para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover o b...