segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

O uso pedagógico do celular em práticas educomunicativas: 10 motivos para o professor mediador


O uso do celular na escola tem sido um tema de amplo debate, culminando na criação de legislação que restringe seu uso indiscriminado. No entanto, é essencial destacar que, quando mediado pedagogicamente, o celular pode ser uma ferramenta poderosa para a aprendizagem e a Educomunicação. Ao invés de apenas proibir, é possível regular e orientar seu uso para estimular a criatividade, o pensamento crítico e a produção de conteúdo educativo.

A legislação vigente prevê o uso pedagógico do celular. O artigo 3º da Lei 15.100/25 - Dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica (acesse),  estabelece:

Art. 3º - É permitido o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais por estudantes, independentemente da etapa de ensino e do local de uso, dentro ou fora da sala de aula, para os seguintes fins:

I - garantir a acessibilidade; II - garantir a inclusão; III - atender às condições de saúde dos estudantes; IV - garantir os direitos fundamentais.

A Educomunicação, enquanto abordagem que integra comunicação e educação, já utiliza o celular como recurso essencial para o desenvolvimento da competência comunicativa e crítica, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Programa Imprensa Jovem tem demonstrado como o uso criativo e responsável dessa tecnologia potencializa o protagonismo estudantil.

A cidade de São Paulo cria Instrução Normativa e prevê o uso pedagógico do equipamento

A Instrução Normativa SME nº5 de 03 de fevereiro de 2025 publicada em Diário Oficial, dispõe sobre o uso de celulares e equipamentos eletrônicos durante as aulas, nos recreios, ou intervalos entre outras atividades desenvolvidas no âmbito das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino. A medida  prevê, assim como no ambito da lei federal o uso pedagógico. Acesse a normativa clique aqui.


Publicação da normativa no Diário Oficial 

10 Motivos para o uso educativo do celular na Educomunicação

1. Criação de Histórias em Quadrinhos

Utilizar aplicativos e ferramentas digitais para criar HQs permite que os estudantes expressem suas ideias de forma criativa, aliando narração e ilustração.

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2. Fotografia Escolar

Uma imagem vale mais que mil palavras! O celular possibilita a captação de momentos importantes do cotidiano escolar, promovendo o olhar crítico e a expressão visual.

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3. Produção de Telejornal Escolar

Com apenas um celular, os alunos podem gravar e editar vídeos, criando noticiários sobre eventos e projetos da escola.

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4. Uso do Celular no Imprensa Jovem

As agências de notícias escolares utilizam o celular para produção de podcasts, entrevistas e transmissões ao vivo, incentivando o jornalismo estudantil.

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5. Podcast na Educação

A gravação de podcasts permite que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação oral, pesquisa e edição de áudio.

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6. Mobilização Estudantil pelas Redes Sociais

Projetos como "O estudante tem voz!" mostram como o celular pode ser utilizado para envolver os alunos em debates sobre educação e sociedade.

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7. Combate às Fake News

A educação midiática com o uso do celular possibilita atividades para ensinar os estudantes a identificar e combater desinformação.

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8. Imprensa Jovem em Sala de Aula

O projeto incentiva os alunos a realizarem entrevistas, coberturas jornalísticas e produção de conteúdo autoral.

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9. Conexão Escola e Comunidade

O celular pode ser usado para divulgar projetos, promover eventos e estreitar laços entre escola e famílias.

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10. Criação audiovisual promovendo a Educação Midiática


As redes sociais são um espaço fundamental de contato das novas gerações com as tendências do mundo. Os vídeos curtos representam um dos formatos de maior consumo entre os jovens, tornando-se uma linguagem acessível e poderosa para expressão e comunicação. Com a popularização dos smartphones, a produção audiovisual está ao alcance de todos, permitindo a criação de conteúdos com qualidade utilizando apenas um celular. Ferramentas como edição rápida, filtros, legendas automáticas e captura em alta resolução facilitam o processo criativo e ampliam as possibilidades de engajamento. Essa cultura audiovisual, presente no cotidiano dos jovens, pode ser uma oportunidade para a criação de projetos de intervenção social, abordando temas como mudanças climáticas, direitos humanos, saúde, mercado de trabalho e outros assuntos relevantes para a juventude. Aliar o uso do celular a estratégias educomunicativas contribui para a construção de um aprendizado mais significativo, participativo e alinhado à realidade digital dos estudantes.

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O desafio é mediar e orientar o uso do celular, garantindo que ele seja uma ferramenta de aprendizagem e não apenas de entretenimento. Ao integrar tecnologias digitais às práticas pedagógicas, a Educomunicação reforça seu papel na promoção da autonomia, do pensamento crítico e da expressão criativa dos estudantes.

Por Carlos Lima: Educomunicador e professor

Imagem:  Arquivo Imprensa Jovem

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