O uso do celular na escola tem sido um tema de amplo debate, culminando na criação de legislação que restringe seu uso indiscriminado. No entanto, é essencial destacar que, quando mediado pedagogicamente, o celular pode ser uma ferramenta poderosa para a aprendizagem e a Educomunicação. Ao invés de apenas proibir, é possível regular e orientar seu uso para estimular a criatividade, o pensamento crítico e a produção de conteúdo educativo.
A legislação vigente prevê o uso pedagógico do celular. O artigo 3º da Lei 15.100/25 - Dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica (acesse), estabelece:
Art. 3º - É permitido o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais por estudantes, independentemente da etapa de ensino e do local de uso, dentro ou fora da sala de aula, para os seguintes fins:
I - garantir a acessibilidade; II - garantir a inclusão; III - atender às condições de saúde dos estudantes; IV - garantir os direitos fundamentais.
A Educomunicação, enquanto abordagem que integra comunicação e educação, já utiliza o celular como recurso essencial para o desenvolvimento da competência comunicativa e crítica, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Programa Imprensa Jovem tem demonstrado como o uso criativo e responsável dessa tecnologia potencializa o protagonismo estudantil.
A cidade de São Paulo cria Instrução Normativa e prevê o uso pedagógico do equipamento
A Instrução Normativa SME nº5 de 03 de fevereiro de 2025 publicada em Diário Oficial, dispõe sobre o uso de celulares e equipamentos eletrônicos durante as aulas, nos recreios, ou intervalos entre outras atividades desenvolvidas no âmbito das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino. A medida prevê, assim como no ambito da lei federal o uso pedagógico. Acesse a normativa clique aqui.
10 Motivos para o uso educativo do celular na Educomunicação
1. Criação de Histórias em Quadrinhos
Utilizar aplicativos e ferramentas digitais para criar HQs permite que os estudantes expressem suas ideias de forma criativa, aliando narração e ilustração.
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2. Fotografia Escolar
Uma imagem vale mais que mil palavras! O celular possibilita a captação de momentos importantes do cotidiano escolar, promovendo o olhar crítico e a expressão visual.
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3. Produção de Telejornal Escolar
Com apenas um celular, os alunos podem gravar e editar vídeos, criando noticiários sobre eventos e projetos da escola.
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4. Uso do Celular no Imprensa Jovem
As agências de notícias escolares utilizam o celular para produção de podcasts, entrevistas e transmissões ao vivo, incentivando o jornalismo estudantil.
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5. Podcast na Educação
A gravação de podcasts permite que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação oral, pesquisa e edição de áudio.
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6. Mobilização Estudantil pelas Redes Sociais
Projetos como "O estudante tem voz!" mostram como o celular pode ser utilizado para envolver os alunos em debates sobre educação e sociedade.
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7. Combate às Fake News
A educação midiática com o uso do celular possibilita atividades para ensinar os estudantes a identificar e combater desinformação.
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8. Imprensa Jovem em Sala de Aula
O projeto incentiva os alunos a realizarem entrevistas, coberturas jornalísticas e produção de conteúdo autoral.
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9. Conexão Escola e Comunidade
O celular pode ser usado para divulgar projetos, promover eventos e estreitar laços entre escola e famílias.
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10. Criação audiovisual promovendo a Educação Midiática
O desafio é mediar e orientar o uso do celular, garantindo que ele seja uma ferramenta de aprendizagem e não apenas de entretenimento. Ao integrar tecnologias digitais às práticas pedagógicas, a Educomunicação reforça seu papel na promoção da autonomia, do pensamento crítico e da expressão criativa dos estudantes.
Por Carlos Lima: Educomunicador e professor
Imagem: Arquivo Imprensa Jovem
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