sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Imprensa Mirim: Educomunicação para Crianças

 



O Imprensa Mirim é um projeto pioneiro de Educomunicação, voltado para crianças da Educação Infantil e do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental. Inspirado no programa Imprensa Jovem, a iniciativa busca introduzir as crianças ao universo jornalístico por meio de atividades lúdicas e práticas em mídias como podcast, vídeo e fotografia. Esse formato promove a exploração criativa das linguagens midiáticas, em um ambiente que valoriza o brincar e a imaginação, fortalecendo habilidades de comunicação e expressão desde cedo.

A proposta do Imprensa Mirim é permitir que as crianças sejam protagonistas de suas histórias, exercitando o papel de narradoras ativas em seu processo de aprendizagem. Por meio de produções jornalísticas adaptadas ao universo infantil, o projeto não apenas desenvolve competências comunicativas, mas também amplia o senso crítico, a curiosidade e a colaboração. Essa abordagem ajuda a criar uma base sólida para a alfabetização midiática, integrando as vozes das crianças às dinâmicas escolares de forma significativa e divertida.

A experiência de rádio na Educação Infantil, inaugurada com a Rádio Jacaré em 2009, marca o início da trajetória da Educomunicação nesse segmento. Criada pela professora Ana Paula Escudeiro, na EMEI Antônio Bonilha, a Rádio Jacaré foi a primeira Radioescola brasileira voltada para crianças pequenas, e abriu caminho para outros projetos como o Imprensa Mirim da EMEI Cartola. Este último, implementado após a portaria 7991/2016 do programa "Nas Ondas do Rádio", institucionalizou a Educomunicação na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, ampliando o uso de mídias diversas, como vídeo, fotografia e redes sociais.

Com uma abordagem única que combina jornalismo infantil e linguagens midiáticas, o Imprensa Mirim fortalece o vínculo entre crianças, escola e comunidade. O projeto demonstra como a Educomunicação pode ser uma ferramenta poderosa para transformar o processo de aprendizado em algo mais interativo, criativo e participativo, respeitando o tempo e o universo infantil enquanto promove a expressão e a escuta ativa.

Por Carlos Lima - Professor e Educomunicador

Foto: Arquivo Imprensa Jovem


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educomunicação e Protagonismo Estudantil: Quando o Clima Entra em Pauta nas Escolas

Como estudantes da Rede Municipal de São Paulo estão usando a comunicação para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover o b...