Quando Brecht pensou no rádio como meio de comunicação de mão dupla, talvez estivesse vislumbrando as possibilidades democráticas que ele poderia oferecer. Mais de um século depois, uma escola da zona sul de São Paulo, na região da Capela do Socorro, a EMEF Doutor Afrânio de Mello Franco, aproveitou essa ideia e os recursos tecnológicos disponíveis para criar uma experiência única: transmitir para todos os estudantes, professores e a comunidade escolar um debate ao vivo entre os candidatos ao grêmio estudantil de 2025.
Como o Laboratório de Educação Digital (LED) conta com um projeto de Imprensa Jovem atuante e comprometido em dar voz aos alunos e à comunidade escolar, surgiu o desafio de organizar um debate estudantil para discutir as propostas das chapas concorrentes ao grêmio. A princípio, a primeira ideia debatida foi reunir todos os estudantes no pátio durante uma ou duas aulas. No entanto, logo nos deparamos com alguns desafios, sendo o principal deles a questão logística: como acomodar tanta gente no mesmo espaço, ao mesmo tempo, sem gerar confusão, garantindo a participação de todos nos dois turnos? Rapidamente percebemos que essa opção exigiria uma organização complexa e, com certeza, resultaria em algumas reclamações ao final do dia.
Assista ao debate clicando na imagem
As experiências nos ensinam muito. Talvez a maior de todas tenha sido a pandemia iniciada em 2020. Com ela, vieram muito sofrimento, mas também muitas aprendizagens, inclusive tecnológicas. Foi a partir desse contexto que pensamos em um formato virtual, pois todas as salas são conectadas à internet e possuem telões e caixas de som. Ainda assim, restava solucionar a questão da interatividade, garantindo voz e participação de toda a escola de forma síncrona, ou seja, ao mesmo tempo.
No ano passado, em 2024, a Imprensa Jovem participou de uma série de eventos, incluindo a Bienal do Livro. Durante esse evento, conhecemos a ferramenta StreamYard, apresentada pelo professor Carlos Lima. Esse programa permite a transmissão ao vivo de eventos e possibilita a interação dos participantes por meio do chat. Com essa referência em mente, decidimos realizar um teste para garantir que tudo ocorresse da melhor forma possível.
No dia 20 de março, pela manhã, todas as salas estavam preparadas, os representantes das chapas estavam dentro do estúdio (nosso LED). O link foi compartilhado no grupo de WhatsApp dos professores, para que eles pudessem projetar a transmissão diretamente pelo YouTube. Um silêncio absoluto tomou conta da escola. Tensão no ar. O professor Iranildo Ramos, mediador, a postos. Apenas um clique no botão "Transmitir ao vivo", e, em poucos segundos, toda a escola assistia à vinheta de abertura do evento, com olhares atentos e admirados diante das novas possibilidades que iam além do debate. Tudo ocorreu conforme planejado: vinhetas, banners, música, falas do mediador, participação dos debatedores, chat interativo. Alguns minutos depois, um clique no botão "Parar transmissão", e gritos eufóricos ecoaram pelos corredores da escola. Como educadores, raramente nos deparamos com momentos tão marcantes. O sentimento de união, comprometimento e envolvimento com uma ideia era evidente.
Na manhã seguinte, 21 de março, realizamos a mesma transmissão, seguindo o mesmo esquema. Que debate! O mediador ressaltou a importância histórica do momento. Ao vivo, estudantes de toda a escola, equipe gestora e professores acompanharam, em silêncio, as ideias dos candidatos ao grêmio. No clique final, a mesma sensação do dia anterior: euforia e senso de dever cumprido.
Após o debate, a Imprensa Jovem aproveitou o momento para realizar uma pesquisa sobre as chapas que melhor apresentaram suas propostas. Como professor, acompanhei à distância para garantir maior autonomia aos estudantes, que circulavam com seus coletes laranja entre os demais alunos, fazendo perguntas, anotando respostas em tablets e registrando tudo com uma câmera. No período vespertino, repetimos o debate, adicionando um diferencial: uma repórter ao vivo para interagir com os alunos mais novos nas salas.
Agora, a escola está preparada para as eleições do grêmio, que acontecerão nesta segunda-feira, 24 de março, aguardando ansiosamente os vencedores. Mas já sabemos que a primeira vitória foi de todos. E não se trata apenas de uma ferramenta tecnológica. Trata-se das portas que se abrem quando colocamos os estudantes no centro do protagonismo.
Talvez alguém questione o fato de um professor ter sido o mediador do debate. No entanto, essa escolha partiu dos próprios alunos, que estavam diretamente envolvidos nas chapas e optaram por um personagem neutro para conduzir o evento.
De qualquer forma, deixo o link do debate para que o leitor possa assistir e sentir um pouco do que vivenciamos nesses dias. Não dizem que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois é... neste caso, a imagem complementa as palavras, e eu já não encontro palavras suficientes para expressar o orgulho de termos feito história.
Produzido por: Professor Marcelo Penna – POED Doutor Afrânio de Mello Franco
Imagem: Imprensa Jovem Afrânio de Mello
Nenhum comentário:
Postar um comentário