sábado, 15 de março de 2025

Onde a Educomunicação se Aproxima da Ciência?



A Educomunicação, embora seja frequentemente associada à mídia na escola, tem um enorme potencial para dialogar com diversas áreas do conhecimento, incluindo as Ciências. Em programas educacionais que ampliam a jornada escolar, como o Programa Mais Educação, em São Paulo, a Educomunicação se manifesta por meio de projetos como Radioescola, produção audiovisual, Cinema, Jornal, Fotografia, HQ, Agência de Notícias Estudantis e Mídias Sociais. Esses formatos não apenas promovem a expressão comunicativa dos estudantes, mas também criam oportunidades para que a Ciência seja explorada e divulgada de forma acessível e envolvente.

As possibilidades são inúmeras: desde a criação de podcasts científicos, passando por vídeoaulas e animações, até a organização de cineclubes com debates sobre temas científicos. No entanto, um dos aspectos mais valiosos dessa conexão está no jornalismo estudantil, particularmente nos projetos Imprensa Jovem e Imprensa Mirim, que utilizam uma metodologia semelhante à do método científico para planejar e construir conteúdos.

Aula Educom&Clima discutindo interface da  Educomunincação e Ciências

A interface Educomunicação e Ciências  foi foco do sexto encontro da turma experimental do curso Educomunicação Socioambiental: precisamos conversar sobre emergência climática nas escolas”. Esta formação tem como o objetivo ampliar e melhorar a educação sobre mudanças climáticas nas escolas públicas. A proposta é usar a educomunicação para abordar o tema de forma mais engajadora e contextualizada, indo além de apenas repassar informações. A formação está alinhado com a Agenda 2030 da ONU, especialmente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), e busca integrar a educação climática às políticas públicas e práticas já existentes nas escolas. 

Educomunicação e Pesquisa Científica: Um Caminho em Comum

O processo educomunicativo parte do planejamento de uma pauta e segue até a publicação do conteúdo. Esse percurso tem um viés processual e participativo, muito parecido com o método científico. A investigação é uma etapa essencial, que começa com o levantamento de informações sobre o tema e culmina na construção de perguntas – fundamentais para entrevistas e reportagens.

Um exemplo claro dessa relação é o documentário. Essa forma de produção audiovisual se baseia na investigação e na apresentação de evidências dos fatos. Embora um documentário tenha um caráter narrativo e interpretativo, sua construção se aproxima do rigor científico, pois requer pesquisa, checagem de informações e organização lógica dos dados.


Rolê Científico - Projetos de visitas a Centro de Pesquisas e Museus Científicos na USP 

Assim, a Educomunicação apoia o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, incentivando a pesquisa e promovendo a criatividade e a expressão comunicativa. Essa abordagem permite que os jovens não apenas aprendam Ciências, mas também produzam conhecimento, transformando-se em protagonistas do próprio aprendizado.

Como Trabalhar a Educomunicação nas Aulas de Ciências?

A Educomunicação pode ser um mecanismo de iniciação científica, engajando jovens na pesquisa e na produção de conteúdos científicos para diferentes plataformas de mídia. Veja algumas possibilidades:

Integração entre Pesquisa Científica e Produção Midiática

A estrutura do jornalismo estudantil e do método científico compartilha etapas semelhantes:

  • Observar um fenômeno ou tema relevante.
  • Perguntar sobre o assunto, levantando hipóteses ou pontos de investigação.
  • Pesquisar e entrevistar especialistas para validar informações.
  • Analisar dados e fontes para garantir credibilidade.
  • Publicar os resultados em diferentes formatos (podcast, vídeo, reportagem, HQ, jornal estudantil).

Entrevistas Além do Tempo é um HQ que conta a história de 3 cientista americanas negras que são entrevista por estudantes do Imprensa Jovem 

Uso de Diferentes Meios de Comunicação

A Educomunicação permite que as Ciências sejam exploradas em múltiplas linguagens:

  • Podcast Científico: Entrevistas com especialistas, explicação de fenômenos científicos, debates sobre temas da atualidade.
  • Rádioescola/Web Rádio: Programas sobre curiosidades científicas, experimentos e descobertas.
  • Jornal Comunitário Estudantil: Reportagens sobre ciência na escola, pesquisas desenvolvidas pelos alunos, divulgação de eventos científicos.
  • Vídeos e Animações: Explicação de teorias científicas em formato acessível.
  • HQs Científicas: Uso da narrativa visual para abordar conceitos científicos de maneira lúdica.

Educação Científica e Tecnológica na Tomada de Decisão

A Alfabetização Científica e Midiática permite que os estudantes compreendam a importância da ciência na sociedade e tomem decisões embasadas. Quando Ciências e Educomunicação caminham juntas, os alunos passam a questionar, investigar e compartilhar descobertas, ampliando sua visão crítica e seu protagonismo na construção do conhecimento.

Clube de Ciências- YouTube Mirim - Projetos desenvolvido pelos estudantes para divulgação de experimentos científicos 

A Educomunicação não apenas facilita a aprendizagem de Ciências, mas também torna o processo mais dinâmico e interativo. Ao integrar a produção midiática à pesquisa científica, os estudantes desenvolvem curiosidade investigativa, pensamento crítico e habilidades comunicativas, elementos essenciais para a formação de cidadãos ativos e bem-informados no século XXI.

Por Carlos Lima - Educomunicador e professor

Imagem: Reprodução TV Cultura : Boas Práticas - Clube de Leitura - EMEF José Amadei

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