sábado, 22 de março de 2025

Projeto de Intervenção na Escola: O Papel do Estudante na Transformação do Meio




A escola não é apenas um espaço de ensino, mas um ambiente que deve inspirar a aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento crítico. É nela que estudantes se deparam com conhecimentos culturais, históricos, científicos, tecnológicos, linguísticos e matemáticos. No entanto, a educação não se resume à absorção de informações – ela precisa ser transformadora, preparando meninos e meninas para compreender e interagir com os problemas do mundo real.

Mas qual é a maior dificuldade? Muitas vezes, o problema não é apenas o problema em si, mas a ausência de uma cultura escolar que capacite os estudantes a intervir. Uma intervenção social eficaz exige a construção de ações concretas para gerar impacto. Afinal, afetar o meio significa provocar mudanças reais, e isso exige estratégias eficientes.

Como o estudante pode afetar o meio ambiente?

Uma grande verdade é que quem deseja afetar precisa, primeiro, ser afetado. Isso significa que, para resolver um problema, é necessário entender profundamente suas causas e consequências. Para isso, algumas perguntas fundamentais precisam ser feitas:

  • O que o problema afeta?
  • Por que afeta?
  • Quem afeta?
  • Onde afeta?
  • Quando afeta?
  • Como afeta?

Um Exemplo Real: A Dengue na Escola

Vamos considerar um caso concreto: em uma escola, há um terreno baldio ao lado, onde ocorre descarte irregular de lixo. Esse acúmulo de resíduos cria um ambiente propício para a proliferação do mosquito da dengue, afetando diretamente a comunidade escolar.

  • Quem são os mais atingidos? As crianças, que contraem a doença com maior frequência.
  • Quais as consequências? Irmãos adolescentes precisam faltar às aulas para cuidar das crianças doentes.
  • O que agrava o problema? Apesar da existência de um ecoponto a apenas 1 km, a população continua descartando lixo no terreno.

O problema afeta diretamente os estudantes. Mas como encontrar uma solução viável para reduzir os casos de dengue?

Criando um Plano de Ação para a Intervenção

Discutir o problema significa pensar coletivamente sobre soluções possíveis. Diferentes ideias podem surgir, como:

  • Criar campanhas educativas para conscientizar sobre o descarte correto do lixo.
  • Mobilizar a comunidade escolar para solicitar à prefeitura a limpeza do local.
  • Instalar placas informativas alertando sobre os riscos do descarte irregular.

No entanto, uma proposta de intervenção vai além de sugestões isoladas. É necessário estruturar um objetivo claro, que oriente ações eficazes.

Projeto de Intervenção social desenvolvido pelos estudantes da EMEF Raimundo Correia

Definição de um Objetivo Estratégico

Uma abordagem estratégica começa com uma pergunta fundamental: Qual é o objetivo da intervenção?

Se o objetivo for apenas “conscientizar as pessoas para que não joguem lixo”, ele pode parecer idealista, mas não traz um plano concreto. Para ser eficaz, o objetivo deve ser ponderável e alcançar um plano de ação estruturado.

Proposta de Objetivo:

Criar mecanismos de comunicação para sensibilizar a comunidade sobre os impactos do descarte de lixo no terreno próximo à escola.

Efeito Esperado:

A população perceberá que o lixo acumulado está contribuindo para o aumento de casos de dengue e afetando diretamente seus filhos.

Resultados Esperados:

Redução do descarte de lixo no terreno e aumento do uso do ecoponto.

Atividades Planejadas:

  1. Campanha nas redes sociais sobre os riscos da dengue e o impacto do lixo no ambiente escolar.
  2. Criação de cartazes informativos sobre o descarte adequado de resíduos, incentivando o uso do ecoponto.
  3. Produção de um jornal comunitário abordando os perigos da dengue e as medidas preventivas.
  4. Ocupação e ação cultural do terreno, Organizar, junto a voluntários da comunidade, um mutirão de limpeza do espaço em um final de semana. Em seguida, promover uma ocupação cultural com eventos artísticos e recreativos, envolvendo moradores e fortalecendo o senso de pertencimento. A iniciativa também servirá para chamar a atenção do poder público, destacando a importância da revitalização e do uso comunitário do local.

A Importância do Engajamento Coletivo

Um plano de ação não pode ser apenas efetivo, mas também afetivo. Ele deve estar alinhado aos interesses da comunidade e estimular a participação ativa de todos. Além de buscar soluções imediatas, a intervenção precisa fortalecer um compromisso coletivo para a manutenção das mudanças a longo prazo.

No fim das contas, a escola não deve ser apenas um lugar onde os problemas são discutidos, mas um espaço onde estudantes aprendem a agir para resolvê-los. Afinal, transformar o mundo começa dentro da própria comunidade!

Inspiração da Crônica Educomunicativa

Este texto foi inspirado na aula do curso experimental Educomunicação Socioambiental, precisamos conversar sobre emergência climática nas escolas,  que foram apresentadas propostas para construção de um plano de ação voltado à mitigação das mudanças climáticas. A abordagem desta crônica destaca a importância da educomunicação como ferramenta para mobilizar comunidades, ampliar a conscientização ambiental e incentivar ações concretas em prol da sustentabilidade.

Por Carlos Lima - Educomunicador e professor 

Imagem : Professoras do curso Educomunicação Socioambiental produzindo proposta de intervenção para mitigar o desperdício de alimentos na escola - Acervo particular 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educomunicação e Protagonismo Estudantil: Quando o Clima Entra em Pauta nas Escolas

Como estudantes da Rede Municipal de São Paulo estão usando a comunicação para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover o b...