sexta-feira, 4 de abril de 2025

Participar é transformar: juventude, escola e emergência climática


Participar é envolver-se, entrar, estar, agir, colaborar, cooperar, comparecer. É estar junto com outros, compartilhando ideias e propósitos. Participar é também se unir — e a união faz a força.

Vivemos tempos em que os problemas do mundo atingem todas as gerações, especialmente os mais jovens. A emergência climática é uma realidade que impacta a vida de milhões, sobretudo daqueles que vivem em territórios vulneráveis. Nas periferias urbanas, onde o acesso à mobilidade, saneamento e qualidade de vida é limitado, os extremos do clima — sol demais, chuva em excesso, falta de água potável — agravam desigualdades históricas.

Escola: o refúgio que dá voz

Neste cenário, a escola se apresenta como um espaço de proteção, acolhimento e, sobretudo, de escuta. Crianças e adolescentes encontram nela a possibilidade de expressão através de iniciativas como os Grêmios Estudantis, os projetos de Educomunicação, os Slams, Academias Estudantis de Letras e estudantes do TCA ( Trabalhos Colaborativos Autorais). São grupos que empoderam e ampliam a voz juvenil no território.

Mas o que esses jovens têm a dizer sobre o mundo que habitam? Como eles enxergam os impactos das mudanças climáticas em suas vidas e nas de suas famílias? Que soluções eles propõem?

Conferências Infanto Juvenis do Meio Ambiente: quando o local se conecta ao global

As Conferências Infanto Juvenis do Meio Ambiente são espaços potentes de mobilização. São momentos em que estudantes discutem, coletivamente, problemas reais do cotidiano. A partir dessas discussões, surgem propostas que podem transcender o contexto local e alcançar debates globais — como os que ocorrem em espaços como a COP30.

Afinal, as ideias das crianças e adolescentes são tão importantes quanto as dos adultos. Todos vivemos na mesma Casa Comum: a Terra. E todos precisamos cuidar dela.

Mobilização na escola: como começar?

É possível transformar esse movimento em realidade no cotidiano escolar. A seguir, sugerimos um roteiro de atividade interdisciplinar que estimula o protagonismo juvenil a partir da temática ambiental:

  1. Crie ambiência
    Promova rodas de conversa, exponha cartazes, compartilhe notícias. Envolva professores de diferentes disciplinas. O tema precisa circular pela escola para ativar a reflexão.

  2. Sensibilize com uma obra artística
    Exiba um filme, curta-metragem ou documentário sobre meio ambiente. Após a exibição, promova uma conversa aberta para que os estudantes compartilhem suas impressões e sentimentos.

  3. Lance a missão
    Proponha aos estudantes que identifiquem um problema ambiental que afeta sua escola ou comunidade. A tarefa será pensar uma solução viável e criativa.

  4. Reúna os grupos para sistematizar a ideia
    Em sala ou assembleia, oriente a construção de um cartaz com as seguintes informações:

    • Nome do projeto

    • Objetivo

    • Qual é o problema identificado?

    • Qual é a proposta de solução?

    • Que impacto esse projeto pode gerar?

  5. Apresente as propostas
    Cada grupo terá 3 minutos para apresentar sua ideia. Após cada fala, permita no máximo duas perguntas de outros estudantes. Isso ajuda no aprimoramento e na escuta ativa. 

  6. Escolha a proposta destaque
    Ao final, organize uma votação para eleger a proposta  e eleja um(a) delegado(a) que representarpa escola. O grupo eleito poderá participar de eventos municipais, estaduais e até nacionais, levando sua solução adiante.. 

O papel da escola: semear ideias para um futuro possível

Pactuar um momento coletivo como esse é fortalecer o papel da escola como espaço de construção democrática e cidadã. As Conferências Infantojuvenis não são apenas eventos: são pontes para um mundo mais justo, empático e sustentável.

A COP30 será em solo brasileiro. Que tal garantir que as vozes das nossas crianças e adolescentes também estejam lá? A hora de agir é agora. Porque participação é união, e a união faz a força.

Esta crônica educomunicativa foi inspirada na aula sobre organização de Conferencias Infanto Juvenil do Meio Ambiente realizada no curso Educomunicação Socioambiental : Precisamos Falar sobre Emergência Climática na Escola liderada pela educadora ambiental Fernanda Lazar

Por Carlos Lima - Educomunicador e professor 

Foto : Encontro formativo Educom&Clima

Para saber  mais sobre Conferências Infanto Juvenis do Meio Ambiente  acesse

Proposta de atividade acesse


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