sexta-feira, 18 de julho de 2025

Os Objetivos de Aprendizagem do Imprensa Jovem: Educomunicação para Transformar a Escola


Desde 2005, o programa Imprensa Jovem vem sendo uma das mais potentes iniciativas de educomunicação da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Criado com o objetivo de promover a alfabetização midiática, a produção colaborativa e a participação juvenil, o programa transforma estudantes em protagonistas da informação e da comunicação dentro da escola e para além de seus muros.

Mas afinal, quais são os objetivos de aprendizagem que orientam o trabalho das equipes do Imprensa Jovem?

1. Desenvolver a leitura crítica da mídia

Os estudantes são incentivados a analisar conteúdos midiáticos, identificar intenções por trás das mensagens e reconhecer fake news, estereótipos e discursos de ódio. Essa leitura crítica amplia a consciência cidadã e prepara os jovens para interagir com responsabilidade no ecossistema digital.

2. Estimular a autoria e expressão criativa

Ao produzir reportagens, vídeos, podcasts, fotografias, roteiros ou conteúdos para redes sociais, os alunos exercitam a autonomia, a criatividade e a capacidade de expressão. Aprendem a contar histórias com base na escuta ativa, na pesquisa e no diálogo com a comunidade escolar.

3. Promover o protagonismo e a cidadania ativa

O programa valoriza a escuta das vozes estudantis, permitindo que temas relevantes para os jovens ganhem espaço nos meios de comunicação escolar. Os alunos tornam-se agentes de transformação, discutindo temas como diversidade, meio ambiente, cultura, saúde e direitos humanos.

4. Integrar linguagens e saberes curriculares

A educomunicação fortalece o trabalho interdisciplinar, conectando áreas como Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Arte e Tecnologia. A prática midiática se torna uma ferramenta pedagógica potente para aprofundar conteúdos do currículo de forma significativa e engajadora.

5. Desenvolver competências digitais e técnicas de produção

As equipes aprendem a utilizar ferramentas digitais de edição, gravação e publicação de conteúdo. Esse conhecimento amplia o repertório dos estudantes no uso crítico e criativo das tecnologias, alinhando-se à cultura digital contemporânea.

6. Fortalecer o trabalho em equipe e a cultura da colaboração

O trabalho em uma agência de notícias escolar envolve planejamento conjunto, divisão de tarefas, escuta, diálogo e corresponsabilidade. São experiências que fortalecem a convivência democrática e a cooperação entre pares.

7. Valorizar a identidade e o território

Os estudantes reconhecem a importância de seu contexto local, de suas histórias, saberes e culturas. A comunicação passa a ser uma ponte entre a escola e a comunidade, reforçando o sentimento de pertencimento.

O Imprensa Jovem vai muito além de ensinar a produzir conteúdos midiáticos: ele forma cidadãos conscientes, comunicadores éticos e sujeitos ativos na construção de uma escola mais aberta, criativa e plural. Esses objetivos de aprendizagem refletem o compromisso com uma educação integral, conectada às realidades e aos desafios do século XXI.

Por Carlos Lima: Educomunicador e professor

Foto: Imprensa Jovem Planeta CEU. Estudante do projeto PAP produzindo programa de entrevista TV PAP





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