sábado, 13 de setembro de 2025

Processo educomunicativo com IA no Imprensa Jovem

A produção jornalística é uma atividade complexa. Envolve desde a escolha de um assunto até a veiculação final da matéria. Independentemente da linguagem midiática utilizada, cada etapa exige planejamento, organização e conhecimento técnico. Para jornalistas profissionais, há toda uma bagagem acadêmica que sustenta esse processo. Mas e quando falamos de estudantes do Ensino Fundamental que estão aprendendo a fazer jornalismo dentro de um projeto de Educomunicação? O desafio se torna ainda mais interessante.

Nas agências de notícias Imprensa Jovem, os estudantes assumem a responsabilidade de produzir conteúdos que serão divulgados nas redes sociais da escola e consumidos pela comunidade. É uma oportunidade de aprendizado real, onde cada fase do trabalho aproxima os jovens do fazer jornalístico e, ao mesmo tempo, desperta o olhar crítico para questões sociais.

Um exemplo prático

Missão: o Imprensa Jovem foi convidado a realizar uma reportagem sobre abandono de animais, com a proposta de conscientizar a população sobre a importância do cuidado e da responsabilidade com os pets.

Planejamento inicial:

  • Pauta: abandono de animais

  • Fontes: Secretaria da Saúde e moradores da comunidade

  • Estratégia de comunicação: vídeo curto para stories no Instagram e Facebook

  • Modalidade: reportagem com depoimentos e orientações

  • Duração: 1min20s

  • Público-alvo: moradores da comunidade escolar

  • Prazo de veiculação: 1 mês

Os responsáveis por essa produção seriam estudantes de 13 a 15 anos, atuando como repórteres, câmeras, fotógrafos e editores.

Etapas do processo

  1. Apresentação da pauta

    • Levantamento do problema por meio de reclamações de moradores.

    • Exibição de reportagens já produzidas sobre o tema como referência.

  2. Pesquisa

    • Enquetes entre estudantes e famílias.

    • Consulta a fontes confiáveis na internet.

    • Definição dos recortes mais relevantes.

  3. Planejamento da reportagem

    • Eleger os assuntos prioritários.

    • Definir fontes de informação e formas de acesso.

    • Elaborar um plano de reportagem com pautas detalhadas.

    • Fazer a curadoria dos conteúdos a serem investigados.

    • Produzir um roteiro para orientar a gravação e a coleta de depoimentos.

  4. Produção e ajustes

    • Realização de entrevistas e registros audiovisuais.

    • Revisão rápida das falas dos repórteres.

    • Adequações no roteiro, se necessário.

  5. Edição

    • Montagem do material gravado.

    • Inclusão de trilha sonora, mixagem, ajustes e legendas.

  6. Publicação e divulgação

    • Criação de títulos e resumos que engajem o público.

    • Definição dos canais de veiculação.

    • Compartilhamento nas redes sociais da escola.

O papel da Inteligência Artificial

À primeira vista, produzir uma reportagem de interesse público parece simples. Mas, quando olhamos com atenção, percebemos quantas etapas estão envolvidas. É aqui que a Inteligência Artificial pode se tornar uma aliada.

A IA pode ser integrada a diferentes momentos do processo, ajudando a dar mais agilidade e acessibilidade:

  • Na pesquisa: organizando dados, sugerindo fontes confiáveis ou sistematizando enquetes.

  • No roteiro: auxiliando na estruturação de perguntas ou na organização de fal falas.

  • Na edição: oferecendo ferramentas de corte automático, legendagem ou ajustes de áudio.

  • Na divulgação: apoiando na criação de títulos atrativos ou resumos mais claros.

Entretanto, é fundamental reforçar: IA não substitui o humano. Ela é um suporte, uma ferramenta que facilita o processo. O coração da Educomunicação está na inteligência coletiva, na participação ativa de crianças e adolescentes e na construção de sentidos em grupo.

Se não for simples e acessível, não é Educomunicação. Por isso, a integração da IA deve sempre servir para empoderar os estudantes, nunca para retirar deles a experiência criativa, crítica e colaborativa de produzir jornalismo.

Por Carlos Lima: Educomunicador  e professor 
Foto :  Formação Imersão Imprensa Jovem para Professores

2 comentários:

  1. Carlos, qual é o número médio de estudantes envolvidos numa prática com esta?

    Como os professores mediadores são preparados para acompanhar o desenvolvimento desta produção educomunicativa?

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  2. Ismar, o uso de IA nos processos educomunicativos em projetos como Agência de Notícias Estudantis é uma novidade tanto quanto a própria IA. Nas atividades de cobertura jornalística de eventos assim como na produção de podcast já são utilizadas pelos peofessores e estudantes. Ainda não temos dados mas é uma missão que deveremos buscar. Até para que possamos desenhar manuais de uso. Sobre a prepararmos dos mediadores temos integrado experiência de uso nas formações do Imprensa o uso das de IA. A formação é chave e pode ajustar o uso de maneira consciente, criativa, produtiva e responsável

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