sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Surge a ideia do Educador POPe: Professor Orientador de Projetos de Educomunicação na Escola





A discussão sobre o papel do professor que atua com Educomunicação apresentou uma nova ideia a partir de uma provocação no grupo de Educomunicadores no WhatsApp, houve um consenso sobre a Professor Orientador de Projetos Educomunicativos como denominação mais alinhada às práticas do campo na escola. Foi nesse contexto que o professor Leonardo Cardeal Costa, Orientador de Sala de Leitura (POSL) da EMEF Josué de Castro e Angela Gallep, professora Orientadora de Educação Digital (POED) da EMEF Plinio Ayrosa responsáveis pelo projeto Imprensa Jovem na escola, sugeriu a sigla POPE. A proposta rapidamente ganhou simpatia entre os educadores, não apenas por sintetizar de forma clara o papel desse professor, mas também por remeter de maneira leve e divertida à ideia de “Professor POP”, reforçando uma imagem mais próxima, dinâmica e conectada com os estudantes. 

O processo de escuta e diálogo surgiu a partir de uma enquete  no grupo de WhatsApp composto por docentes que atuam com projetos educomunicativos a pergunta:

Qual termo melhor representa a função desses professores na escola?

  • Orientador de Projetos de Educomunicação

  • Mediador de Projetos de Educomunicação

  • Professor de Projetos de Educomunicação



A maioria optou por Professor Orientador de Projetos de Educomunicação — o POPE. Essa escolha revela o desejo de reconhecimento institucional e a busca por uma identidade pedagógica capaz de dar forma a uma atuação que já acontece diariamente nas escolas.

Orientador, Mediador e Professor: papéis diferentes, práticas complementares

Para compreender o sentido dessa escolha, é essencial distinguir esses três papéis dentro do ecossistema educomunicativo.

Professor de Educomunicação

Responsável por articular linguagem midiática e currículo.

Funções:

  • Planejar atividades com intencionalidade pedagógica.

  • Desenvolver AMI (Alfabetização Midiática e Informacional).

  • Integrar podcast, rádio, vídeo, jornal, redes sociais e fotografia ao processo de aprendizagem.

  • Formar estudantes para uso crítico, ético e criativo das mídias.

Em síntese: é quem ensina e conduz o processo educativo.

Mediador de Educomunicação

Constrói o ambiente participativo e dialógico.

Funções:

  • Facilitar o diálogo e garantir que todos tenham voz.

  • Estimular a autoria e o trabalho colaborativo.

  • Ajudar estudantes na organização de ideias e narrativas.

  • Promover clima de cooperação e escuta ativa.

Em síntese: é quem media as interações, fortalecendo a participação.

Orientador de Projetos de Educomunicação

Traz visão estratégica, acompanha decisões e qualifica processos.

Funções:

  • Aconselhar sobre formatos, roteiros e boas práticas.

  • Definir prioridades e cronogramas com o grupo.

  • Garantir coerência entre objetivos pedagógicos e produtos midiáticos.

  • Apoiar reflexões, registros e documentação das ações.

Em síntese: é quem orienta e qualifica o percurso, sem substituir o professor nem centralizar decisões.

As reflexões do grupo: mediação, orientação e institucionalidade

No debate que se seguiu à enquete, surgiram contribuições fundamentais:

As análises do grupo ressaltaram diferenças e complementaridades entre os papéis: o professor de Educomunicação, que articula mídia e currículo; o mediador, que constrói o ambiente participativo; e o orientador, que traz visão estratégica e qualifica processos.

As contribuições de Maurício Virgulino, Bruno Ferreira e Paola Prandini enfatizaram que o termo “orientador” dialoga tanto com tradições institucionais pedagógicas quanto com práticas mediadoras, e que sua adoção responde à necessidade de fortalecer o reconhecimento do trabalho docente. Assim, o POPE emerge como uma síntese potente: um professor que orienta sem hierarquizar, media sem neutralizar e forma sem centralizar, alinhado aos princípios democráticos da Educomunicação. 

No contexto da Educação Integral, o POPE dinamiza aprendizagens com linguagens midiáticas, fortalece o uso crítico da comunicação, integra temas sociais de forma interdisciplinar, promove participação estudantil e valoriza protagonismo, autoria e colaboração, consolidando-se como ponte entre ensino, cultura e comunidade. Mais do que um nome, o POPE representa uma visão de escola em que a comunicação é espaço de aprendizagem, cidadania, diálogo e protagonismo estudantil.

O POPE no contexto da Educação Integral

A criação da figura do Professor Orientador de Projetos de Educomunicação está diretamente conectada à ampliação da Educação Integral nas escolas.
O POPE assume o papel de:

  • Dinamizar aprendizagens com linguagens midiáticas;

  • Fortalecer o uso crítico e criativo da comunicação;

  • Integrar temas sociais de forma interdisciplinar e transdisciplinar;

  • Promover a participação estudantil por meio de projetos como Agências Notícias, Radioescola, Podcast, Cineclube, Audiovisual, Fotografia, Mídias Sociais, Fanzine, Jornal Impresso e Mural, Revista e TV Educativa;

  • Valorizar protagonismo, autoria e colaboração.

Em essência:

👉 O POPE é um orientador com identidade educomunicativa e prática mediadora.
👉 Ele articula comunicação, currículo e participação.
👉 É ponte entre ensino, cultura e comunidade.

A proposta apresentada evidencia que a Educomunicação, para crescer institucionalmente, precisa não apenas de projetos, mas também de papéis pedagógicos claramente definidos.

O POPE surge como uma forma de:

  • Reconhecer o trabalho docente;

  • Dar identidade ao papel educomunicador;

  • Fortalecer a cultura participativa na escola.


Mais do que um nome, o POPE representa uma visão que a comunicação é espaço de aprendizagem, cidadania, diálogo e protagonismo estudantil.


Por Carlos Lima - Educomunicador e professor

Foto: Registro da EMEF Carlos Pasquale - 2008 



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