Hoje fui procurado por um grupo de estagiários interessados em desenvolver um projeto de intervenção para promover o orçamento participativo nas escolas. Ao chegar no setor onde eles atuam, encontrei uma mesa com grupo de jovens esperando para discutir suas ideias sobre como facilitar a comunicação do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF) e seu impacto na qualidade do ensino público, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4).
Em meio a eles, um computador exibia a figura de Vitória Calado, destaque da edição da Revista Imprensa Jovem. Esta edição foi totalmente desenvolvida com o propósito de abordar temas financeiros a partir da perspectiva dos estudantes. Esse enfoque chamou a atenção dos jovens, que desejavam usar a revista como plataforma para divulgar o PTRF.
Observando o interesse dos universitários, apresentei três propostas que poderiam ser utilizadas para difundir o uso da verba escolar na perspectiva do orçamento participativo com construção cooperativa com estudantes do Imprensa Jovem. A primeira proposta foi a revista Imprensa Jovem, que possui edições semestrais e neste semestre abordará o tema Política. A segunda proposta foi o programa Imprensa Jovem no Ar, da TV Cultura, que é exibido nos finais de semana. A terceira foi o podcast Podconversar, com edições semanais. Essas plataformas oferecem a possibilidade de discutir o uso das verbas escolares de forma ampla, com uma linguagem simples e com a participação dos estudantes.
Os estagiários ficaram surpresos com as diversas possibilidades de criação de conteúdos. A proposta de tornar a comunicação mais eficiente, utilizando diversos canais que possam alcançar estudantes, professores e famílias para apresentar os aspectos do PTRF, é uma intervenção que pode se tornar perene na Rede de Ensino. Isso pode motivar os estudantes a discutir propostas para o melhor uso das verbas que chegam às escolas.
A Educomunicação promovendo o orçamento participativo é uma iniciativa que se alinha ao ODS 17, que trata de parcerias. Estamos na torcida para que a idéia dos jovens, junto com o Programa Imprensa Jovem, possam apoiar a melhor aprendizagem dos estudantes nas comunidades.
Por Carlos Lima - Educomunicador e professor
Imagem : Jovens universitários que atual no setor COPLAN de SME/SP
Falar de orçamento é fundamental para a transparência na utilização das verbas públicas e na desmistificação do tema Orçamento, como tabu.
ResponderExcluir