A convite da Associação de Amizade do Povo Chinês com os Países Estrangeiros, os jovens repórteres do Imprensa Jovem tiveram a oportunidade de conversar com Yang Wanming. O diplomata atuou no Brasil entre 2019 e 2022. A comitiva, composta por Alana Damasio, Ana Clara, Isabella Lima e Moisés Xondaro, foi recebida na sede da Associação, onde apresentaram perguntas sobre a carreira diplomática, a existência de povos originários na China e a opinião do ex-embaixador sobre a missão dos Jovens Repórteres. A conversa aconteceu em um clima descontraído em uma recepção em grande estilo, onde foi oferecido a comitiva uma sobremesa típica de Pequim para que os jovens lembre-se do lugar que passou. É um prato servido na familia imperial.
Durante o jantar com o dioplomata, os jovens repórteres do G20 fizeram perguntas sobre os desafios do trabalho na Associação, a experiência de ser embaixador e a opinião sobre a missão dos Jovens Repórteres, além de explorar a presença de povos ancestrais na China. O presidente da Associação destacou a importância da ação dos Jovens Repórteres na cobertura do G20 no Brasil e expressou a alegria de receber representantes do Imprensa Jovem na China.
A Associação do Povo Chinês para a Amizade com Países Estrangeiros é uma das primeiras organizações nacionais engajadas na diplomacia entre povos da República Popular da China. Com os objetivos de promover a amizade entre os povos, fomentar a cooperação internacional, salvaguardar a paz mundial e promover o desenvolvimento comum, a associação faz amizades amplas e próximas com diversos países em nome do povo chinês no cenário internacional. Ela serve à grande causa do desenvolvimento pacífico e da reunificação pacífica da China, lutando pela solidariedade e progresso de toda a humanidade.
As relações entre estados dependem da amizade entre os povos. O entendimento e a amizade entre os povos são a base das relações entre os países. Desde sua criação em 1954, tem trabalhado arduamente na implementação da política independente de paz da China, observando os Cinco Princípios da Coexistência Pacífica. Com o apoio e a preocupação do governo chinês e de todos os setores da sociedade, tanto na China quanto no exterior, a associação atua como uma ponte, realizando trabalho de amizade entre os povos de maneira abrangente, multilateral e ampla. Isso promove o entendimento, desenvolve a amizade e fortalece a cooperação entre os países.
A Associação se empenha em construir uma base sólida de amizade entre a China e outros países, desempenhando um papel ativo na construção de um mundo harmonioso, de paz duradoura e prosperidade comum.
Fonte: Devex
Que momento especial para o projeto, orgulho em ver o quanto e significativo está sendo. Parabéns Carlos Lima, professores, alunos e todos os que sempre acreditaram e contribuiram para o Projeto Imprensa Jovem. 🥰
ResponderExcluirObrigado Kelley. Estamos cada vez mais na crista da onda
ResponderExcluir