Minha trajetória com a Educomunicação começou muito antes da criação oficial do programa Educom.Rádio na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Já devo ter contado essa história aqui no blog, mas retomo agora como um registro histórico importante.
Tive a honra de participar de uma das edições da série de documentários História Oral, gravada entre 2016 e 2017, com grandes educadores que contribuíram para a história da Secretaria Municipal de Educação. Ao contar minha história de vida, fui também revisitando o caminho trilhado nos projetos e programas de Educomunicação.
Comecei minha atuação no projeto Educom.Rádio na escola, uma experiência transformadora que me aproximou da potência das mídias na educação. Com o tempo, assumi a coordenação do projeto Nas Ondas do Rádio, que viria a se tornar um programa institucional em 2009, ampliando seu alcance e impacto nas escolas da rede.
Alguns anos depois, demos um passo ainda mais significativo: trabalhamos coletivamente para transformar o programa Nas Ondas do Rádio no Núcleo de Educomunicação da SME — o primeiro setor público no Brasil dedicado à formação de professores na interface entre educação e comunicação, desenvolvendo projetos midiáticos com intencionalidade pedagógica.
O projeto Imprensa Jovem, criado nas escolas com o protagonismo dos estudantes, também ganhou novo status, passando a ser reconhecido oficialmente como um programa educacional da SME. Essa conquista representou um importante avanço institucional: a transformação de um projeto em programa e a criação de um setor específico, fruto de ampla escuta com a rede por meio de consulta pública e consolidado no processo de reestruturação da Secretaria.
Na entrevista para a série História Oral, compartilho minha trajetória, as conquistas ao longo desse percurso e algumas mensagens para o futuro — sempre acreditando na força da Educomunicação como prática transformadora na escola pública.
Foto: ONU
Mais informações
Estabelece normas complementares ao Decreto nº 56.793, de 04/02/16, que dispõe sobre a organização, as atribuições e o funcionamento da Secretaria Municipal de Educação, bem como altera a denominação e a lotação dos cargos de provimento em comissão que especifica. Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário