O projeto Imprensa Mirim destaca-se como uma agência de expressão e comunicação infantil, inaugurando o processo de alfabetização midiática desde a infância. Sua abordagem, que envolve explorar, criar, interagir, questionar e expressar pensamentos, contribui significativamente para a formação humana. No âmbito educativo, a participação proporciona uma compreensão ampliada da mídia, promovendo seu uso saudável e responsável, apesar das preocupações com o uso excessivo de telas.
Ao incorporar o lúdico no uso das linguagens de comunicação desde a infância, o projeto busca identificar os desejos das crianças, intervindo pedagogicamente para construir uma consciência crítica. A diversidade cultural e a experiência de vida do público infantil são respeitadas ao integrar projetos de Mídias na Educação Infantil. A concepção e execução do Imprensa Mirim emerge como um caminho promissor para criar uma atmosfera pedagógica encantadora, adaptada às potencialidades individuais das crianças.
O projeto oferece diversas experiências aos participantes, permitindo que cada criança assuma papéis como repórter, fotógrafo, videomaker ou apresentador, promovendo inclusão e compartilhamento de experiências na agência Mirim. Ao recordar as brincadeiras da infância, nota-se como a expressão criativa e comunicativa se manifesta a partir do espelhamento das atitudes dos mais velhos. O Imprensa Mirim, como projeto educomunicativo, enfatiza a autonomia das crianças, encorajando-as a decidir, trazer suas pautas e questionar assuntos de interesse, promovendo relações amistosas e coletivas.
Ao explorar tecnologias digitais e low-techs, as crianças inventam, perguntam e se permitem errar, enriquecendo a experiência educativa. A produção de mídia pelas crianças não apenas desenha ideias e insights, mas também traz inovações, destacando a importância do rádio, vídeo e fotografia na integração desses projetos.
As produções realizadas pelos participantes, semelhantes ao Imprensa Jovem, incluem entrevistas, captação de imagens e vídeos, construindo reportagens em eventos da cidade, na unidade educacional, na comunidade e no bairro. A variedade de ferramentas, desde máquinas fotográficas até celulares, é utilizada com orientação e discussão nas rodas de conversa conduzidas pelas professoras. A veiculação nos canais de mídias sociais, podcast e YouTube do projeto fortalece a credibilidade das produções infantis, que se destacam por serem sinceras, envolventes e carinhosas.
A participação das crianças no Imprensa Mirim potencializa sua autoestima, gerando alegria, despertando interesse pela escola e cultivando um clima de amizade, colaboração e autonomia no ambiente educativo. Este projeto, ao incentivar a expressão autêntica das crianças, destaca-se como uma valiosa ferramenta na formação integral dos futuros cidadãos.
Por Carlos Lima - Professor, educomunicador e radialista
Imagem : Onézio Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário